Excesso de oferta e preços mundiais do arroz caem para o menor nível em 8 anos

 Excesso de oferta e preços mundiais do arroz caem para o menor nível em 8 anos

(Por VNA) O motivo dos baixos preços do arroz é que a produção bate recordes continuamente e a Índia — o maior exportador de arroz do mundo — suspende a proibição de exportação, causando um excedente de oferta. Os preços internacionais do arroz caíram para o nível mais baixo em oito anos, colocando forte pressão sobre os agricultores de muitos países asiáticos.

O motivo é que a produção bate recordes continuamente e a Índia — o maior exportador de arroz do mundo — suspende sua proibição de exportação, causando um excedente de oferta.

De acordo com os dados mais recentes, o preço do arroz branco com 5% de quebrados da Tailândia — uma referência global — está atualmente em aproximadamente US$ 372,50 por tonelada, uma queda de 26% em relação ao final de 2024 e no menor nível desde 2017. O declínio começou em setembro de 2024, quando a Índia gradualmente aliviou as restrições à exportação após uma colheita recorde em 2023-24, causando um aumento nos estoques do governo .

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disse que o índice global de preços do arroz caiu 13% desde o início deste ano.

“Há simplesmente muito arroz no armazém”, disse Samarendu Mohanty, diretor do Centro de Estudos de Agricultura Sustentável e Desenvolvimento (Universidade Estadual de Agricultura de Telangana, Índia).

“No ano passado, a produção de arroz da Índia foi recorde. E a safra que acaba de ser plantada será um novo recorde”, disse ele.

A queda acentuada nos preços do arroz marca uma reversão acentuada em relação ao início de 2024, quando a commodity atingiu seu nível mais alto desde 2008, após as restrições de exportação da Índia, que levaram muitos países a se apressarem em estocar e adotar políticas protecionistas.

Ao mesmo tempo, a demanda por importações diminuiu significativamente. A Indonésia, um dos maiores compradores mundiais de arroz, comprou em grande quantidade em 2024 e não retornou ao mercado desde o início deste ano. As Filipinas também suspenderam as importações até outubro de 2025 para proteger os preços domésticos do arroz durante a principal safra.

O Sr. Oscar Tjakra, especialista do Rabobank, disse que, além da Índia, grandes suprimentos da Tailândia e do Vietnã também contribuíram para levar a produção global de arroz neste ano-safra a um nível recorde.

Enquanto os preços baixos prejudicam os agricultores — especialmente em países sem políticas de apoio como a Índia — os consumidores nos países importadores se beneficiam com a queda dos custos dos alimentos, ajudando a reduzir a inflação.

Mohanty prevê que os preços do arroz possam cair mais 10% devido à falta de compradores. Em maio de 2025, estima-se que o estoque do governo indiano contenha cerca de 60 milhões de toneladas de arroz – 15 milhões de toneladas a mais do que a média plurianual. Para zerar o estoque antes da nova safra, o governo indiano tem vendido no mercado interno e até mesmo desviado parte do arroz para a produção de etanol a preços abaixo do consumidor.

“Estamos entrando em um período de preços baixos de commodities, e não vejo essa tendência se revertendo pelos próximos dois anos, pelo menos — a menos que haja uma guerra ou algum outro grande choque”, disse Mohanty.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter