Importação isenta de impostos de Bangladesh leva a reajuste de 14% no arroz indiano

 Importação isenta de impostos de Bangladesh leva a reajuste de 14% no arroz indiano

(Por Planeta Arroz) Os preços do arroz na Índia subiram até 14% em dois dias depois que Bangladesh removeu uma taxa de importação de 20% sobre o alimento básico, levando os comerciantes do outro lado da fronteira a apressar as remessas.

Daca anunciou na quarta-feira que permitiria a importação isenta de impostos de 500.000 toneladas de arroz, em uma medida que visa estabilizar os preços internos, que subiram cerca de 16% no atual ano fiscal. Bangladesh importou 1,3 milhão de toneladas no ano passado para atender à demanda, relata o Times of India.

Autoridades afirmaram que a medida visava aliviar a pressão sobre os consumidores, que enfrentam a inflação dos alimentos. Os importadores acrescentaram que as cargas já estavam sendo reservadas pelo porto terrestre de Petrapole-Benapole, a porta de entrada mais movimentada entre os dois países.

O padrão empresarial Google Notícias Mantenha-se atualizado, siga o canal de notícias do Google do The Business Standard
“Em termos de logística e custo, é mais competitivo exportar arroz pela fronteira Petrapole-Benapole”, disse Suraj Agarwal, CEO da RiceVilla, observando que os caminhões começaram a entrar em Bangladesh na mesma noite em que o anúncio foi feito.

Preços sobem na Índia

Reportagens na mídia indiana mostraram que os preços no varejo subiram acentuadamente. A variedade Swarna aumentou de 34 para 39 rúpias por kg, a Miniket de 49 para 55 rúpias, a Ratna de 36-37 para 41-42 rúpias e a Sona Masoori de 52 para 56 rúpias.

Comerciantes indianos disseram que tinham informações antecipadas sobre os planos de Bangladesh de isentar o imposto e começaram a estocar arroz perto da fronteira antes da decisão, diz o Times of India.

Apesar do aumento repentino nas exportações, o fornecimento indiano continua adequado, disseram os moageiros. CK Rao, um moageiro de arroz de Andhra Pradesh, confirmou que seus caminhões partiram para Bangladesh na manhã de quinta-feira.

Impacto no mercado

Autoridades de Bangladesh esperam que a medida ajude a esfriar os preços domésticos do arroz nas próximas semanas.

Keshab Kumar Halder, da Halder Venture Limited, disse à mídia indiana que, embora os preços globais do arroz tenham caído devido ao excesso de oferta, os pedidos de Bangladesh “ajudariam o mercado indiano a se recuperar da recente crise, criando demanda e compensando parcialmente a queda global dos preços”.

Para Dhaka, o foco continua sendo garantir o fornecimento adequado durante a estação de escassez e manter o arroz acessível aos consumidores.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter