Fórum Nacional do Arroz de Terras Altas ocorrerá em Goiânia
(Por Planeta Arroz) A capital goiana será palco de um dos eventos mais esperados do agronegócio brasileiro em 2025: o 1º Fórum Nacional de Arroz de Terras Altas – InovArroz, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, reunindo 350 participantes entre pesquisadores, produtores, empresários, técnicos, gestores, representantes da indústria e autoridades.
Com o tema “O desenvolvimento do Arroz de Terras Altas no Brasil, com foco na região do Cerrado”, o evento promete ser o mais relevante do país voltado à pesquisa, desenvolvimento, inovação, transferência de tecnologia e geração de negócios para essa cultura estratégica da agricultura brasileira.
Organizado pela Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com o IFAG (Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás), o SIAGO (Sindicato da Indústria do Arroz de Goiás), o Sebrae e a FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), o InovArroz 2025 terá uma programação intensa com painéis, palestras e debates sobre temas de ponta, como:
- Inovação tecnológica e automação de processos agrícolas
- Manejo sustentável da cultura
- Fitossanidade e nutrição vegetal
- Uso de microrganismos benéficos e biotecnologia
- Melhoramento genético
- Impactos das mudanças climáticas
- Tendências de consumo e mercado
O público-alvo é altamente qualificado e estratégico, composto por pesquisadores, professores, sementeiros, produtores, consultores, estudantes e representantes da cadeia produtiva, tanto do Brasil quanto do exterior.
Objetivos estratégicos
Além de promover o intercâmbio técnico-científico e cultural, o fórum visa compartilhar resultados de pesquisa, estimular novas parcerias, apoiar o planejamento de inovação no setor e fomentar negócios sustentáveis. A proposta é fortalecer de forma integrada todos os elos da cadeia produtiva do arroz de terras altas, uma cultura que cresce em importância na agricultura do Cerrado.
Sobre os organizadores
Embrapa Arroz e Feijão é uma unidade da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que desenvolve soluções tecnológicas para a agricultura tropical e atua fortemente em pesquisa aplicada à produção de arroz e feijão no Brasil.
IFAG, ligado ao Sistema FAEG/SENAR, fornece inteligência estratégica para o setor agropecuário goiano, com foco em dados técnicos, econômicos e mercadológicos.
SIAGO representa legalmente as indústrias de arroz de Goiás e atua na defesa dos interesses da classe produtiva, em parceria com entidades públicas e privadas.
FIEG trabalha para promover um ambiente favorável à indústria, com foco em infraestrutura, segurança jurídica e melhoria do ambiente de negócios no estado.
Sebrae é referência nacional no apoio ao empreendedorismo e no fortalecimento de micro e pequenas empresas, promovendo inovação, capacitação e acesso a mercados.
Participação limitada
A participação será limitada a 350 profissionais, em razão da proposta de promover um ambiente qualificado para interação, troca de experiências e construção de soluções colaborativas. As inscrições devem ser abertas nas próximas semanas.


