A diversificação em debate

 A diversificação em debate

Entidades, produtores e técnicos apostam no programa para duplicar a safra anual gaúcha

Seminário Duas Safras, pelo Senar/RS, estará na Abertura da Colheita

Nos últimos 12 anos, a agricultura de terras baixas viveu uma verdadeira revolução de conceitos e, com a evolução das tecnologias e o interesse – e, às vezes, necessidade – do produtor, a soja, a pecuária semi-intensiva, o milho e mesmo os grãos de inverno começaram a encontrar os seus espaços. Parte do impulso necessário para essa nova realidade nasceu com o Programa Duas Safras, realizado pela Farsul, Senar, Abpa, Federarroz, Embrapa e uma série de outras instituições de pesquisa e extensão.

Na safra 2022/23, por exemplo, o Rio Grande do Sul chegou a cultivar em terras baixas 505 mil hectares de soja e mais de 12 mil hectares de milho. No inverno, houve grandes áreas destinadas ao trigo, cevada, triticale e pastagens. Na programação da Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, de 21 a 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), tem lugar de destaque o seminário Duas Safras, na manhã no dia 23 de fevereiro, no Auditório Frederico Costa.

O superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli, considera que o evento, com a parceria de diversas outras entidades setoriais, traz como foco principal o fornecimento de tecnologias que buscam impulsionar a intensificação do processo produtivo nas lavouras e na pecuária. “A Abertura da Colheita do Arroz é um espaço estratégico para lançar diversas ações que certamente encontrarão no público presente a receptividade necessária para sua disseminação. É nas terras baixas que estamos vendo uma acelerada conversão de tecnologias e sistemas de produção”, reconheceu.

A programação começará com a pesquisadora Walkyria Scivittaro, da Embrapa, falando sobre a “Dinâmica do nitrogênio em terras baixas e a influência do manejo da adubação nos cultivos”. Na sequência, outro pesquisador da Embrapa Clima Temperado, André Andres, abordará as “Ferramentas para manejo de plantas daninhas em sistemas agrícolas”. Logo após, o tema será “Manejo do milho em várzea”, com Fábio Freitas, especialista da Pioneer Sementes.

Ainda pela manhã, Julio Cattoni e Jussara Stinghen, da Farmer Up, de Tubarão (SC), apresentarão o painel “Cultivo de cereais de inverno em terras baixas: alternativa rentável em sistemas de rotação”. Fechando o turno, a vez será de Emerson Rosa Peres, da Fazenda São José, de Camaquã (RS), abordando o tema “Estabilidade produtiva com sulco-camalhão”.

Fique de olho
O Programa Duas Safras, uma iniciativa das principais entidades gaúchas do setor agropecuário, foi criado em 2021. Além de Senar/RS, Farsul, Abpa, Embrapa e Federarroz, participam da iniciativa FecoAgro/RS, Ocergs, Asgav, Acergs, Aprosoja RS, Sips, Apassul e Sindag.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter