A feira do arroz abre espaço para a soja

 A feira do arroz abre espaço para a soja

Arroz e soja: Fenarroz entra no ritmo da rotação de culturas

Fenarroz entra no clima
da rotação de culturas
e mobilização setorial.

 Considerado o maior evento da América do Sul voltado à orizicultura, a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) terá a sua 20ª edição entre 29 de maio e 3 de junho, em Cachoeira do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. A novidade desta edição é que além do foco principal ser o arroz, a soja vai ganhar mais espaço na programação técnica, num reflexo direto do que vem acontecendo com os campos da região. As atenções estarão voltadas à soja em terras baixas e também em coxilha.

Sob a coordenação do engenheiro agrônomo Pedro Hamann, coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a programação técnica traz palestras, seminários e fóruns para debates de temas como manejo, tecnologia e custo de produção arrozeiro. “Devido à atual conjuntura de preços, a Fenarroz será também um ponto de encontro para o setor orizícola debater seus problemas e encaminhar suas soluções. O evento fará com que as necessidades dos produtores cheguem a quem realmente pode fazer alguma coisa para ajudá-los”, destaca o presidente da feira, Francisco de Paula Vargas Junior.

Comemorando o sucesso de vendas de todos os 320 espaços no pavilhão e na área externa do Parque de Exposições Ivan Tavares, Francisco enfatiza que a feira também terá como foco a importância da diversidade de culturas, assim como a integração com a pecuária. E reforça: “O produtor sabe que não pode mais ser dependente de uma só cultura. Precisa de opções para manter seu negócio viável em caso de, por exemplo, uma safra frustrada de determinado produto ou um mercado não remunerador”.

DESTAQUES
Entre os destaques da programação técnica da 20ª Fenarroz está o 11º Seminário do Arroz Irrigado, evento organizado pelo Irga. O encontro será em 29 de maio, no primeiro dia da feira. Na lista dos temas que serão abordados estão resultados da safra 2017/18, sistemas integrados de produção em áreas arrozeiras, manejo de plantas invasoras, qualidade de grãos e identificação e manejo de doenças.

FIQUE DE OLHO
A Fenarroz ocorre a cada dois anos no Parque de Exposições Ivan Tavares e sua primeira edição, que foi uma festa, ocorreu em 1941. Foi somente 27 anos depois, em 1968, que o evento teve sua segunda edição e já em modelo de feira arrozeira, unindo programação técnica com atividades populares. Até hoje a Fenarroz mantém este perfil e é organizada pelo coletivo de clubes de serviços de Cachoeira do Sul, entidades agropecuárias e poderes e organizações públicas.

FALOU & DISSE

 

“Apesar da perda de valor comercial do arroz na última temporada, estamos com expectativa de uma boa feira. Preparamos um evento com amplo debate técnico e uma exposição com muitos lançamentos e consolidação de tecnologias para produção e beneficiamento do arroz e também da soja. A Fenarroz 2018 será novamente uma feira que vai promover o conhecimento e os negócios”. 
Francisco de Paula Vargas Junior, presidente da 20ª Fenarroz

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter