A sustentabilidade em jogo

 A sustentabilidade em jogo

Participantes do campeonato, com Equipe FieldCrops, na lavoura campeã em Tapes (RS)

Soybean Money Maker define vencedores da primeira edição

Os agricultores precisam produzir alimentos para atender à população crescente e, ao mesmo tempo, obterem renda e adotarem práticas de menor impacto ambiental. Esses princípios pautaram a Equipe FieldCrops no Campeonato Soybean Money Maker (soja para produzir dinheiro), que estimula a produção agrícola rentável e sustentável.

A primeira edição foi vencida por uma lavoura de Tapes (RS), com rentabilidade de R$ 20,1 mil por hectare. A área adota rotação de culturas, com histórico de altas produtividades graças ao manejo eficiente, adoção de tecnologias para altos rendimentos e gestão. A segunda colocada é de Alegrete, com R$ 14,5 mil/ha na área aferida.

O professor Alencar Zanon, da UFSM, e a Equipe FieldCrops contaram com 13 sojicultores gaúchos e catarinenses no certame. Ele explica que conceito de sustentabilidade refere-se à preservação e melhoria dos recursos naturais, com elevação produtiva das culturas e retorno econômico ao agricultor.

Através dos indicadores ambientais – produtividade da água e emissão de CO2 eq. por kg-1 – e econômicos, foram ranqueados os participantes. “Promovemos uma troca de experiências com avaliação presencial, integramos a pesquisa às práticas diretamente nas lavouras”, disse Zanon. Uma nova edição acontecerá na safra 2021/22.


Lavouras campeãs em lucratividade

Lavouras campeãs em sustentabilidade ambiental

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter