A visita

 A visita

O presidente da Associação de Produtores de Arroz dos Estados Unidos, Dwight Roberts, foi homenageado na 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Restinga Seca, em fevereiro, e novamente esteve no Rio Grande do Sul por ocasião da Expoarroz, em Pelotas. O diálogo entre a produção brasileira e norte-americana começou há alguns anos, quando o Brasil tornou-se um competidor mais eficiente no mercado internacional. Roberts, casado com uma paraguaia, tem grande conhecimento do setor no Mercosul e entende que o bloco deve crescer muito em tecnologia e participação no mercado mundial. Lembra que, como no Brasil central, nos Estados Unidos muitos produtores estão deixando a cultura para investir em soja e milho. Com tantas visitas ao sul do Brasil, acabou tornando-se fã, também, do chimarrão.

O ministro
Nada será como antes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para os arrozeiros depois da saída do ex-ministro gaúcho Mendes Ribeiro Filho, por motivos de saúde. Ele foi substituído em 18 de março passado pelo também deputado federal do PMDB Antônio Andrade, engenheiro civil e produtor de leite em Minas Gerais. Apesar da permanência de parte do staff do Mapa, a tradicional receita gaúcha do arroz de leite não vem encontrando o ponto de doçura. A velocidade dos processos e demandas do setor arrozeiro, bem como o diálogo do setor com a pasta, caiu consideravelmente.

 Andrade: arroz com leite


O presidente

O ex-ministro da Agricultura Luis Carlos Guedes Pinto é o novo presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Atual diretor geral de Seguros Rurais e Habitacionais do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, ele substituiu Joaquim da Silva Ferreira, que encerrou seu mandato iniciado em dezembro de 2010. Seu desafio será implementar um plano estratégico para ampliar o crescimento da instituição. O Conselho da Bolsa Brasileira de
Mercadorias é formado por 15 membros efetivos, com mandato de dois anos. Dentre eles, os representantes gaúchos Jair Almeida da Silva e Giuliano Ferronato.

Guedes Pinto: estratégia

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter