Abertura da Colheita do Arroz debaterá estratégias para crescimento sustentável da produção agrícola e pecuária gaúcha
Integração lavoura-pecuária é um dos temas centrais. Foto: Paulo Rossi
(Por AgroEffective) A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), será realizada de 18 a 20 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Com o tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”, o evento reunirá especialistas, produtores e representantes do setor agropecuário para discutir inovações e desafios da atividade.
Entre os temas técnicos, um dos destaques da programação é o Seminário Duas Safras – Etapa Sul, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e que ocorrerá na manhã do dia 20 de fevereiro. A expectativa é reunir 300 produtores e técnicos no Auditório Frederico Costa. Umberto de Moraes, coordenador no Senar, explica que o Duas Safras tem o objetivo de ajudar no crescimento e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul a partir da produção agrícola em duas safras e a sincronização entre produção agrícola e pecuária, de modo que o Estado volte a crescer no mínimo às taxas médias do país em produção de proteína animal. Ele detalha, ainda, que o painel principal, Intensificação Produtiva no Pampa, trará temas como Semeando o futuro: inovando no manejo de solo e cultivando renda no Pampa e Intensificação da pecuária a pasto como estratégia para a sustentabilidade dos sistemas de produção no Bioma Pampa.
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além do Patrocínio Premium do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Pelo site colheitadoarroz.com.br podem ser buscadas mais informações bem como realizar inscrições que são gratuitas.