Abertura da Colheita na Expointer

 Abertura da Colheita na Expointer

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas terá lançamento oficial na Expointer. Será na segunda-feira, dia 28 de agosto, às 11h, na casa do Senar (RS), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, enfatizou o tema “A gestão potencializando safras”. A Abertura Oficial será realizada de 21 a 23 de fevereiro de 2024, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

Semana cheia para o Irga

Ao invés de realizar o tradicional Dia do Arroz na segunda-feira da Expointer, o Irga resolveu preparar uma semana inteira de eventos na Casa do Arroz, com uma programação intensa para a cadeia setorial. A Expointer acontece de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre as atividades previstas, haverá a apresentação das estimativas para a safra 2023/24, palestras sobre sustentabilidade, entrega do Selo Ambiental, reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz e um encontro sobre o projeto de incentivo ao consumo de arroz e derivados.

Gene da produtividade
Pesquisadores chineses encontraram um gene-chave para aumentar a produção do arroz, o que fornece um recurso genético importante para a reprodução de plantas de alto rendimento, de acordo com a Universidade Agrícola de Huazhong. O gene GY3 pode aumentar o número de grãos por panícula e aumentar o rendimento das variedades de arroz em 10%, regulando a síntese de citocinina. Cerca de 98% do arroz japônica e 21% do arroz índica carregam o gene GY3. A maioria das variedades de arroz índica popularizadas não tem o gene GY3, que poderá ser inserido de outras formas.

Arroz e cerveja
Nos Estados Unidos, uma polêmica inquietou o mercado do arroz e a Bolsa de Chicago em julho. A Costco, plantou a “estrela da morte” nas caixas da Bud Light – cerveja das mais consumidas no país e que tem arroz como matéria-prima. Trata-se de um asterisco que sinaliza produtos que serão descontinuados. As vendas da Bud Light caem desde a primavera norte-americana, após uma campanha de marketing ter causado rejeição política ao produto. Analistas de varejo dizem que a marca vendeu 28,5% menos latas em julho. A retirada, inicialmente para reformulação das embalagens, é vista com preocupação pela cadeia produtiva diante de um mercado interno bastante travado nos EUA.

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