Abertura do plantio de arroz será dia 05, em Cachoeirinha
Novas variedades abrirão o plantio e a colheita.
O início oficial do plantio de arroz no Estado deve assinalar a retomada do setor arrozeiro gaúcho. Com a recuperação da área que tradicionalmente é plantada, o Estado deverá cultivar 1,038 milhão de hectares. A abertura oficial do plantio de arroz será dia 05 de outubro, na Estação Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha.
O evento marcará o lançamento da segunda fase do Programa Arroz RS. Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, serão apresentadas propostas de ações a serem desenvolvidas na continuidade do programa governamental. O Arroz RS está agregando qualidade de vida à comunidade orizícola e viabilizando a incrementação do desenvolvimento da metade sul do Estado, afirmou.
Com previsão de início em 2007, a nova fase do Programa deverá se estender até 2010. O objetivo é aumentar a produtividade média das lavouras gaúchas, declarou Fischer. A programação da 18ª Abertura Oficial da Colheita será apresentada durante o evento, que escolherá as soberanas da edição de 2008.
As novas variedades que o Irga desenvolveu abrirão o plantio e, posteriormente, a colheita do arroz no Rio Grande do Sul. Em uma área de um hectare, serão plantadas as cultivares IRGA 423 e IRGA 424. A expectativa é de uma produtividade superior a 10 mil quilos por hectare, disse o chefe da divisão de pesquisa do Irga, Athos Gadea.
Nesta quinta-feira (14), Fischer e o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado entregaram o convite do evento para a Governadora Yeda Crusius. A promoção da abertura do plantio é do Irga, Federarroz e agentes da cadeia produtiva do cereal.