Abiarroz participa de painel sobre os cenários do arroz na 47ª Expointer
(Por Abiarroz) No terceiro dia da Expointer 2024, feira agropecuária realizada em Esteio, no Rio Grande do Sul, entidades representativas do setor orizícola participaram do painel Cenários do Arroz – Da Lavoura ao Consumidor, mediado pela jornalista Giane Guerra. Dezenas de pessoas acompanharam o debate nesta segunda-feira (26), que girou em torno dos impactos das enchentes sobre a cadeia produtiva do arroz e as perspectivas para a nova safra.
Diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Andressa Silva destacou o papel importante da entidade, junto a outras instituições vinculadas ao setor produtivo, na articulação com o governo federal para garantir à população brasileira um arroz de qualidade a preço justo para toda a cadeia — do produtor ao consumidor.
Adicionalmente, ressaltou a necessidade de melhoria da percepção de valor sobre o arroz brasileiro no mercado interno, produto reconhecido internacionalmente por sua variedade, qualidade e processos produtivos inovadores. Citou ainda a preocupação crescente do segmento com a implementação de práticas sustentáveis.
“Destaco a sustentabilidade da cadeia produtiva, não apenas econômica, mas também ambiental e social. Nós precisamos que o consumidor valorize isso e que, acima de tudo, tenha confiança na cadeia produtiva do arroz, a partir das práticas sustentáveis e da segurança alimentar promovida.”
Além da Abiarroz, participaram da primeira parte do painel representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), do Sindicato da Indústria do Arroz do Estado, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e da Câmara Setorial Nacional do Arroz.