Agricultores de Itajaí iniciam colheita do arroz

 Agricultores de Itajaí iniciam colheita do arroz

São cerca de 2.300 hectares de arroz plantados


Sistema de cultivo é o pré-germinado.

O principal produto agrícola de Itajaí, o arroz, entrou na reta final de colheita esta semana. Pelo menos 32 famílias de agricultores da cidade estão envolvidas nesse trabalho e a expectativa para este ano é de uma produção de 1.800 toneladas, um aumento de aproximadamente 6% em relação a 2020 (1.700 toneladas).

De acordo com o secretário da Agricultura e Expansão Urbana, César Reinhardt, a perspectiva para 2021 é de ótimos lucros para os agricultores, em função da alta no preço do arroz, que chega a estar 70% mais caro em relação ao ano passado. Itajaí também registra um dos maiores índices de produtividade média do Brasil, com 7.500 kg/hectare.

“Somente o início da colheita, nesta semana, já está trazendo melhores resultados do que o ano passado”, afirma Evandro Bertholdi, um dos maiores produtores de arroz do Município, com uma área plantada de 200 hectares.

A produção de arroz em Santa Catarina diferencia-se das demais por utilizar o sistema de plantio denominado “pré-germinado”. Este sistema baseia-se na semeadura do arroz em lâmina de água com sementes pré-germinadas. No Estado é cultivada uma área total de aproximadamente 149.000 hectares. Em Itajaí, são 2.300 hectares de arroz plantados.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Receba nossa newsletter