Agronorte lança opções para terras altas

 Agronorte lança opções para terras altas

Produtores do Centro-oeste foram a Sinop (MT) conhecer as novas variedades

AN Cambará e AN Ipê são alternativas importantes ao MT.

Os produtores de arroz do Mato Grosso e de outros estados das regiões Centro-oeste e Norte do Brasil terão duas novas opções para a próxima safra. A Agronorte Pesquisas lançou no final desta safra as cultivares AN Cambará e AN Ipê, desenvolvidas com o objetivo de tornarem-se novos referenciais de produtividade e qualidade em terras altas. 

Competindo com as variedades Primavera e Cirad, que são as mais plantadas em lavouras de sequeiro, as cultivares da Agronorte são indicadas tanto para áreas velhas como para terras novas ou renovação de pastagens. Para alegria do diretor da empresa, Ângelo Maronezzi, foi muito boa a receptividade dos orizicultores presentes no encontro de Sinop, que reuniu gente até do Rio Grande do Sul, além de Rondônia, Pará e Tocantins. 

As variedades AN Cambará e AN Ipê são da classe de grãos longo-fino e identificam-se pela resistência a ervas daninhas e outros fatores que afetam a produtividade nas lavouras. A primeira tem como diferencial principal a sua resistência ao acamamento, tolerância à seca e rusticidade, enquanto a outra destaca-se no controle de plantas invasoras, apresentando um bom fechamento de linhas e sendo bastante viável na rotação de culturas. 

No caso específico da Cambará, a lavoura poderá passar até 30 dias do ponto que não implicará em dificuldades no momento da colheita. “Foram 10 anos de trabalho para que o mercado recebesse esses novos produtos”, revela Maronezzi, explicando que todos os procedimentos – pesquisas de laboratório, testes de campo e registro de patentes – foram conduzidos com muito cuidado para que os produtores possam ter certeza sobre a qualidade das novas cultivares de arroz de sequeiro.

 

EMPRESA

A Agronorte trabalha atualmente com uma área 600 hectares irrigados e cerca de mil sem irrigação. Conta ainda com laboratório, sistema de dados para pesquisas e banco de gemoplasma de alta rotatividade. “Possuímos toda uma estrutura de secagem e material genético e armazenagem, além de uma equipe treinada para trabalhar o melhoramento”, assinala Ângelo Maronezzi, avisando que os produtores interessados em adquirir as sementes das novas variedades poderão entrar em contato direto com a empresa ou através de seus representantes.

SLOGAN
– AN Cambará = o precoce bom de panela que não acama
– AN Ipê = o parceiro do agricultor no controle das ervas daninhas

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter