Aprovado zoneamento agrícola para arroz de sequeiro e irrigado

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (26/05) quatro portarias definindo o zoneamento agrícola para a cultura de arroz nos estados do Paraná (sequeiro), Minas Gerais (sequeiro), São Paulo (sequeiro) e Santa Catarina (irrigado).

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (26/05) quatro portarias definindo o zoneamento agrícola para a cultura de arroz nos estados do Paraná (sequeiro), Minas Gerais (sequeiro), São Paulo (sequeiro) e Santa Catarina (irrigado). O arroz representa um dos alimentos básicos da população de vários países. No Brasil, o consumo chega a uma média de 45 kg per capita ao ano. As regiões de maior produção são o Sul e o Sudeste, com 80% do total.

PARANÁ

A portaria de número 68 aprova o zoneamento agrícola para o arroz de sequeiro no Paraná, ano-safra 2006/2007, com 399 municípios indicados para o cultivo. O sistema de sequeiro representa 80% da área de cultivo de arroz no Estado, ou seja, 65,4% da produção e tem produtividade média de 1.900 kg/hectare.

MINAS GERAIS
O zoneamento agrícola para arroz de sequeiro em Minas Gerais está publicado na portaria 69, que definiu 853 municípios indicados ao cultivo. Nos últimos 12 anos, o estado tem apresentado uma média de arroz de sequeiro de 125.505 toneladas, contribuindo com 3,3% da produção. O maior produtor é o Rio Grande do Sul, com uma safra de 6,19 milhões de toneladas.

SÃO PAULO
A portaria de número 70 aprova o zoneamento agrícola para o cultivo de arroz de sequeiro, ano-safra 2006/2007, em São Paulo. No total, 553 190 municípios estão indicados para o cultivo. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de janeiro deste ano, a produção estimada de São Paulo é de aproximadamente 82,8 mil toneladas de arroz em casca na atual safra.

SANTA CATARINA
O zoneamento agrícola para arroz irrigado em Santa Catarina está publicado na portaria 71, com 114 municípios aptos ao cultivo. A cultura do cereal irrigado é uma pratica secular no estado, sendo que a semeadura pode ser feita sob uma variada gama de condições climáticas.

Editadas pela Coordenação Geral de Zoneamento Agropecuário do Mapa, as portarias indicam aos produtores os municípios, as épocas, as cultivares e os tipos de solo adequados ao plantio. Mais informações sobre as normas do zoneamento agrícola para essas culturas, inclusive os municípios selecionados e as datas favoráveis ao plantio, podem ser consultadas na edição de hoje (26/05) do Diário Oficial da União, no site da Imprensa Nacional (www.in.gov.br) e no site do Mapa (www.agricultura.gov.br), nas seções Serviços ou Sislegis.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter