Argentinos fazem protesto em Paso de los Libres

Produtores argentinos bloqueiam circulação de arroz do Brasil, Chile, Bolívia e da própria Argentina na divisa com Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Centenas de arrozeiros argentinos bloquearam ontem o acesso de caminhões à aduana integrada em Paso de los Libres, na fronteira com Uruguaiana. Cerca de mil caminhões, 700 deles de empresas brasileiras, deixaram de cruzar a ponte internacional que liga Libres ao município gaúcho.

Os produtores protestaram contra o bloqueio montado por produtores brasileiros em Itaqui, que durou 78 dias. Ontem, após receberam notificação de que estariam sujeitos a multa de R$ 8 mil/dia, os agricultores gaúchos encerraram o protesto.

A barreira montada por produtores das cidades argentinas de Libres e Alvear tenta chamar a atenção das autoridades daquele país para os efeitos do bloqueio montado no porto de Itaqui. Segundo o argentino Francisco Guerrero, líder do movimento, usar rotas alternativas para escoar a safra de arroz por São Borja e Uruguaiana encarece em até cinco vezes o custo do transporte.

O presidente do Sindicato Rural de Alvear, cidade que faz fronteira com Itaqui, Juan Carlos Gonzales, ressaltou que o protesto poderá ser repetido nos próximos dias caso os brasileiros mantenham as ações.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter