Arroz, a nova geração
Híbrido Avaxi consegue até mil quilos a mais por hectare que outros produtos.
A RiceTec, empresa multinacional de tecnologia em sementes, está testando no Brasil o arroz híbrido Avaxi, com resultados considerados excelentes. O produto está sendo avaliado desde 1997, alcançando rendimentos superiores em até mil quilos por hectare sobre os outros principais concorrentes em ensaios experimentais comparativos. Em 87% dos campos, por exemplo, o Avaxi obteve produtividade maior do que a variedade El Paso, muito usada na fronteira-oeste gaúcha.
O engenheiro agrônomo Renato Luzzardi, da RiceTec em Porto Alegre, elenca entre as principais variedades desta cultivar híbrida o alto potencial de rendimento, que alcança até 12,8 mil quilos por hectare em campos de produtores no município de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Além da alta produtividade, há grande potencial de perfilamento, permitindo reduzir a densidade de semeadura para até 60 quilos/hectare. “Ainda há boa formação de raízes, com maior resistência ao acamamento, inclusive no sistema pré-germinado, ciclo precoce de 115 dias e boa resistência a doenças como brusone, mancha parda e mancha estreita, entre as características favoráveis da variedade”, afirma Luzzardi.
O Avaxi, da RiceTec, é o primeiro arroz híbrido que está sendo testado e será colocado no Mercosul. Atualmente, 50% da superfície de cultivo de arroz na China é plantada com arroz híbrido, totalizando mais de 15,5 milhões de hectares. Há mais de 10 anos a RiceTec trabalha com colaboração do Hunan Hybrid Rice Research Center (HHRRC), da China.
Questão Básica
O que é arroz híbrido?
O arroz híbrido é conseqüência do cruzamento de duas linhas parentais, objetivando maior produtividade. A tecnologia de hibridação já é conhecida em outros cultivos, como o milho. A vantagem desse processo é que permite a combinação de características e benefícios encontrados nas duas linhas em uma única semente.