ARROZ/CEPEA: Demanda firme mantém preço do casca em alta
Na parcial de abril, a elevação é de 2,36%..
Com orizicultores pouco presentes no mercado spot e a demanda aquecida, seja para atender aos segmentos atacadista e varejista dos grandes centros ou aos novos contratos de exportação, alguns lotes foram efetivados a valores maiores no Rio Grande do Sul. Para repor estoques, beneficiadoras buscaram lotes de arroz depositado em seus armazéns ou “livre” (armazenado nas propriedades rurais) no spot e até mesmo referentes ao arroz leiloado nos leilões de Pep e Pepro. Nesse cenário, o Indicador ESALQ/SENAR-RS, 58% grãos inteiros subiu 1% de 10 a 17 de abril, fechando a R$ 35,94/sc de 50 kg no dia 17. Na parcial de abril, a elevação é de 2,36%.
1 Comentário
Com a soja cotada a mais de R$ 80,00/saco e a colheita da mesma fluindo bem com o clima ajudando, é óbvio que a comercialização do arroz e sua colheita aproximando do fim, está retraída para o bem de todos.
Para os mais céticos, a soja está dando a maior força para o produtor de arroz, pois a redução de área, embora nossas instituições (Irga, Conab, Ibge, Emater) afirmem que a redução foi mínima e a produtividade será superior a 8.000 kg/ha no final da colheita os números reais serão expostos, e levantamentos como o Irga que consulta 20 % de produtores por amostragem, cairão por terra pois estatisticamente não retratam a verdadeira realidade. ( Quem duvidar que consulte professores de estatística de qualquer universidade sobre a validade deste método expedito de levantamento)!! DIVULGAÇÃO SUPERESTIMADA DE VOLUME PRODUZIDO É TUDO O QUE O PRODUTOR NÃO PRECISA.!!!!