Arroz dos Estados Unidos para o Brasil: 30.000 toneladas segundo USDA

A cota estabelece que até dezembro deste ano 400 mil toneladas de arroz poderão ser importadas de países fora do Mercosul sem cobrança de tarifa..

Os Estados Unidos divulgaram na semana passada a venda de 30 mil toneladas de arroz ao Brasil. A decisão vem na sequência da decisão da Câmara de Comércio Exterior do Brasil (Camex) de reduzir a zero a tarifa do arroz, ajudando a reduzir o preço do grão ao consumidor.

A cota estabelece que até dezembro deste ano 400 mil toneladas de arroz poderão ser importadas de países fora do Mercosul sem cobrança de tarifa. O feijão preto e o arroz são alimentos básicos para a maioria dos brasileiros e, apesar de uma excelente safra de arroz, o país exportou a maior parte, colocando o mercado local em uma situação difícil, e os preços de varejo mais que dobraram.

Normalmente os principais fornecedores de arroz ao Brasil são os parceiros comerciais do Mercosul, Argentina e Uruguai, (sem tarifas) e assim foi este ano, a que se somam Itália, Panamá e Vietnã, entre outros.

A compra realizada em 18 de setembro é semelhante ao volume de 35,5 mil toneladas registrado para venda pelos EUA ao Brasil ao longo de 2010. Em maio deste ano, porém, o Brasil importou 40 mil toneladas de arroz, com tarifa, dos Estados Unidos. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o maior volume anual de compras de arroz americano feitas pelo Brasil ocorreu em 2003 (486 mil toneladas).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter