Arroz em alta, mas só em Chicago e no mercado internacional
Preços valorizam para janeiro, no mercado futuro, e seguem em alta no mercado internacional em razão das perdas filipinas.
Segundo divulgou nesta segunda-feira (1º de novembro) o diário português Econômico, o preço do arroz para entrega em janeiro subiu 7,5 centavos de dolar, ou 0,5% para US$ 15,24 por 100 libras-peso no mercado de Chicago. É o valor mais elevado para este tipo de contrato (o mais negociado) desde o ínicio do ano.
Esta foi a 13ª sessão consecutiva de alta dos contratos, o ciclo mais longo de avanços desde, pelo menos 1989, segundo dados da Bloomberg.
As cotações estão sendo impulsionadas no mercado internacional, segundo analistas, em razão do Departamento da Agricultura das Filipinas, o maior importador de arroz mundial, ter revelado que as tempestades na região destruíram colheitas avaliadas em pelo menos 523 mil toneladas métricas de arroz.
No ano passado, as Filipinas produziram 9,8 milhões de toneladas de arroz e importaram mais 2,2 milhões, de acordo com dados do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA).