Arroz gaúcho volta a mostrar leve fraqueza nos preços, diz Agência Safras
Na média do Rio Grande do Sul, a saca de 50 quilos do grão em casca é cotada a R$ 50,46.
O mercado gaúcho de arroz, principal referencial nacional, encerra a terceira semana de agosto com preços levemente mais fracos. Na média do Rio Grande do Sul, a saca de 50 quilos do grão em casca é cotada a R$ 50,46, acumulando queda de 0,88% em relação ao mesmo período do mês passado e alta de 50,83% frente à igual momento o ano passado.
Segundo o analista de Safras & Mercado, Élcio Bento, os agentes seguem pouco flexíveis em relação às suas posições. “Os compradores reclamam da dificuldade de repassar novas elevações ao atacado e ao varejo, diante da concorrência do produto importado”, explica. “Os vendedores, sabendo da escassez de oferta que o mercado enfrentará na atual temporada, não demonstram interesse em reduzir suas pedidas”, frisa.
Neste contexto, as atenções seguem voltadas para o desempenho do comércio internacional e para o custo de importação. Iniciando a temporada com cerca de 1,5 milhão de toneladas e tendo produzido 10,5 milhões de toneladas, a oferta interna é suficiente apenas para atender o consumo nacional.
Porém, devido às dimensões continentais, historicamente o país conta com estoques de passagem acima de 1,0 milhão de toneladas. “Esta diferença que precisa ser buscada no exterior”, pondera Bento. No entanto, passado cinco meses da atual temporada, o país exportou 113 mil toneladas a mais que importou. “Para inverter esta balança comercial, as compras nos parceiros do Mercosul terão que aumentar de forma expressiva nos próximos meses”, completa.