Arroz: Menor produção ameniza quedas em final de safra

No balanço dos quatro primeiros meses do ano em comparação com igual período de 2009, empresas brasileiras exportaram volume 41,6% menor.

Após a movimentação no final de maio, as negociações de arroz em casca no mercado gaúcho atravessaram a primeira quinzena em ritmo lento. Indústrias estiveram menos interessadas em negociar e produtores também limitaram suas ofertas. A colheita está caminhando para a fase final, e a queda na produtividade tem preocupado o produtor. Estimativas da Conab apontam redução de 12,6% da gaúcha e, para a nacional, a previsão é que seja 9% menor que a da temporada anterior.

No acumulado do mês, o Indicador do Arroz CEPEA-Bolsa Brasileira de Mercadorias/BVM&F (Rio Grande do Sul, 58 grãos inteiros) recua 1,46%. No balanço dos quatro primeiros meses do ano em comparação com igual período de 2009, empresas brasileiras exportaram volume 41,6% menor, sendo que os principais compradores do arroz nacional foram os africanos, como Senegal, Nigéria e Benin. Nesse primeiro quadrimestre, o arroz quebrado voltou a ser o principal item da pauta de exportação do setor, após ter sido ultrapassado pelo arroz parboilizado no acumulado de 2009. As importações também diminuíram, mas apenas 3,23% (287 mil toneladas). Os principais vendedores para o Brasil foram Uruguai, a Argentina e o Paraguai.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter