ARROZ VERMELHO. Um grão que veio da China!

 ARROZ VERMELHO. Um grão que veio da China!

 Alguns historiadores indicam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz vermelho.
Na China, o arroz vermelho foi chamado de arroz proibido porque somente o imperador chinês podia consumir, não somente por seu alto custo, mas também porque durante muitas guerras os melhores guerreiros recebiam o arroz vermelho como recompensa, pois pensavam que eles poderiam se tornar mais fortes e rápidos e ter mais resistência.

No Japão, o grão era somente cultivado em locais extremamente sagrados e de culto devido ao seu alto valor. A Índia também é rica em variedades de arroz, que são usadas para fins tradicionais e religiosos. No sul da França também é cultivado esse cereal.

O arroz vermelho foi introduzido no Brasil pelos portugueses no Século 16, na então Capitania de Ilhéus, atualmente estado da Bahia. Ali ele não chegou a prosperar, mas teve grande aceitação no Maranhão nos dois séculos seguintes.

Em 1772, por determinação da Coroa de Portugal, que só tinha interesse na produção do arroz branco para suprir a metrópole, os agricultores foram proibidos de plantar o arroz vermelho no Maranhão. Com isso a produção migrou para a região do Semiárido Nordestino, onde ainda é encontrada, principalmente no estado da Paraíba, e constitui um dos principais ingredientes da culinária regional, sendo considerado um alimento especial para a população dessa região.

Ele ainda é conhecido como arroz da terra e arroz de Veneza. O arroz vermelho tem especial destaque no Vale do Rio Piancó, uma bacia hidrográfica de solos naturalmente muito férteis cujo isolamento geográfico e a completa inexistência de tecnologias para esse cereal não permitiram até hoje a introdução de qualquer outra variedade. Com uma área anualmente plantada em torno de 5 mil hectares, o Vale do Piancó constitui o verdadeiro refúgio do arroz vermelho no Brasil.

O arroz vermelho é um tipo de arroz integral que apresenta três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o tradicional. É um alimento rico em fibras, com um baixo teor de gordura e também auxilia na diminuição da absorção do colesterol pelo organismo graças à monocolina (estatina natural), substância presente na sua composição. O extrato deste tipo de grão pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Uma quantidade pequena de arroz sacia rapidamente o apetite, remove as toxinas do corpo, evita a formação de tumores e deixa a pele mais lisa.

RECEITA DO MÊS
Arroz vermelho
PREPARO BÁSICO

INGREDIENTES
– 1 xícara (chá) arroz vermelho
– 2 – 3 xícaras (chá) de água fervente
– Sal e pimenta a gosto
– 1/2 de cebola média picada
– 2 dentes de alho picados
– 1 colher (chá) de óleo de cozinha

MODO DE PREPARO
– Refogue o alho e a cebola no óleo
– Adicione o arroz, a água e os temperos e deixe cozinhar de 35 a 40 minutos na panela

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter