Arroz vietnamita enfrenta competição da Índia nas Filipinas

 Arroz vietnamita enfrenta competição da Índia nas Filipinas

Enquanto caem na Índia, cotações se elevam nos países vizinhos

(Por VnExpress) As Filipinas devem importar muito arroz da Índia por US $ 100 mais barato por tonelada do que o arroz vietnamita, pois diversifica suas fontes de abastecimento.

Um relatório do Departamento de Desenvolvimento e Processamento de Produtos Agrícolas (Agrotrade) mostra que nos primeiros cinco meses deste ano, as exportações de arroz vietnamita alcançaram 2,7 milhões de toneladas a US $ 1,48 bilhão, queda de 11,3% em volume e 5% em valor no mesmo período anterior ano.

Não há demanda significativa por comerciantes estrangeiros enquanto esperam pela temporada de colheita de verão e outono, disse o relatório.

Por outro lado, o preço do arroz vietnamita é muito superior ao da Índia e da Tailândia. Uma tonelada de arroz vietnamita é $ 20 mais alta do que o arroz tailandês e mais de $ 100 por tonelada em relação ao arroz indiano.

Em média, o preço de exportação de arroz do Vietnã nos primeiros quatro meses deste ano atingiu US $ 543 por tonelada, um aumento de 15,4% no comparativo anual. As Filipinas são o maior mercado consumidor de arroz do Vietnã, respondendo por 35,6%, mas as exportações para esse mercado diminuíram 20,7% em volume e 4,9% em valor em relação ao mesmo período do ano passado. Da mesma forma, as exportações de arroz para a Indonésia também diminuíram acentuadamente em 71,1 por cento com relação ao ano anterior.

De acordo com a Agrotrade, a demanda do mercado nos próximos tempos será alta, mas o arroz vietnamita enfrentará concorrência no mercado internacional quando os preços do arroz tailandês e indiano forem mais atraentes para os compradores.

Recentemente, as Filipinas eliminaram as tarifas de importação para os países da ASEAN, não-ASEAN e “Nação Mais Favorecida” (MFN) com o objetivo de aumentar as importações de arroz mais barato da Índia e do Paquistão.

Especificamente, as Filipinas reduziram as tarifas de importação de MFN sobre o arroz para uma taxa única de 35%. Anteriormente, ela havia imposto uma tarifa de 40% dentro da cota e 50% fora da cota.

Em 7 de junho, o Ministro das Finanças das Filipinas, Carlos Dominguez, anunciou que o país buscaria mais arroz em países fora do Sudeste Asiático com o objetivo de diversificar a oferta e manter os preços de importação a preços razoáveis. Assim, a Índia é um país com arroz mais barato que pode se tornar o principal fornecedor.

O Vietnã tem sido o principal fornecedor de arroz para as Filipinas até agora. Além disso, as Filipinas também compram arroz da Tailândia e da Índia, além de outros países fora do Sudeste Asiático.

O Vietnã deve produzir 43 milhões de toneladas de arroz e exportar 6,5 milhões de toneladas de arroz este ano, de acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O país foi o segundo maior exportador mundial de arroz no ano passado, com 6,25 milhões de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter