Arroz volta a prosperar no RS
Mesmo com a alta dos preços, produtores seguem receosos.
Mesmo com a alta dos preços, produtores seguem receosos.
O arroz está em alta no Rio Grande do Sul. Depois de três anos de perdas, os produtores comemoram a alta dos preços do cereal. A recuperação do grão começou no primeiro semestre deste ano e, em julho, o aumento chegou a quase 4% em relação ao mês anterior. Hoje, a saca é vendida a R$ 23, em média, no Estado.
No entanto, apesar da recuperação, alguns agricultores preferem aguardar antes de comercializar o grão. Mesmo com o preço em alta, os produtores ainda contabilizam prejuízos. Para o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, o valor pago ainda é baixo e não cobre os custos de produção. Ele afirma que para compensar, o preço da saca deveria ficar próximo de R$ 26.
Segundo Fischer, a alta nesta época é normal devido a entresafra. E com a valorização do real frente ao dólar fica mais barato comprar o grão de outros países.
Já a Emater pontua que a mecanização e a alta nos preços dos adubos e fertilizantes elevaram os custos da produção. Para driblar este cenário, e conseguir quitar as dívidas, o produtor terá que tornar a lavoura mais eficiente.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país. O Estado é responsável por 56% da safra nacional.