Audiência pública na Fenarroz divulga Carta Aberta com pleitos do setor

A divulgação de uma Carta Aberta com os principais pleitos do setor arrozeiro é o resultado da audiência pública realizada na última quinta-feira (26), durante a 19ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), em Cachoeira do Sul. Na ocasião, o auditório Ito Zimmer foi palco de um grande debate acerca dos prejuízos que os produtores da Região Sul do estado tiveram com os excessos de chuvas na safra deste ano.

O encontro, proposto pelo deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, aconteceu em parceria com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, representada pelo presidente, deputado estadual Adolfo Brito. O evento oportunizou a discussão de alternativas para o enfrentamento da crise pela qual o setor passa.

Com a presença do secretário de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, a reunião conjunta debateu temas como seguro agrícola e redução no custo de produção. Também foi oportuna para apresentar dados sobre o decréscimo da produtividade, que neste ano alcançou a média de 70% do total de 1,01 milhão de hectares semeados no período, o que representa 7,3 mil quilos por hectare.

Parlamentares, entidades representativas dos agricultores e instituições financeiras acompanharam as principais reivindicações dos produtores que, de forma objetiva, colocaram as dificuldades que precisam ser superadas para garantir a renda das famílias do campo, sem comprometer a continuidade do plantio.

Para o deputado Hamm, abordar esse assunto em uma audiência pública com a participação das entidades, dos produtores e dos agentes financeiros é o primeiro passo para buscar recursos junto ao Governo Federal. Na próxima semana o ministro da agricultura, Blairo Maggi, receberá das mãos do deputado o documento, formalizando o pedido do setor para a prorrogação do pagamento das parcelas de custeio e investimentos e, também, a renegociação do restante dos compromissos.