Bas Bouman, do IRRI, é nomeado para o Prêmio Mundial de Alimentos 2024

 Bas Bouman, do IRRI, é nomeado para o Prêmio Mundial de Alimentos 2024

(Por Planeta Arroz) A World Food Prize Foundation nomeia o cientista do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI), Bas Bouman, como um dos Pioneiros de Sistemas Mundiais Agroalimentares (TAP) de 2024.

A lista TAP, uma nova iniciativa da World Food Prize Foundation em homenagem ao 38º aniversário da organização, apresenta 38 inovadores líderes, representando 20 países de seis continentes, trabalhando para transformar os sistemas alimentares globais.

A Lista TAP reconhece pioneiros de qualquer idade, formação ou foco de carreira que trabalham em áreas relacionadas à alimentação ou agricultura, desde agricultura até ciência animal e de culturas, tecnologia agrícola, nutrição, educação, advocacia e muito mais.

“À medida que o mundo enfrenta desafios crescentes para os sistemas alimentares, os inovadores são essenciais para garantir a segurança alimentar, a sustentabilidade e os meios de subsistência. Estamos entusiasmados em destacar esses 38 pioneiros diversos e seu trabalho”, disse o embaixador Terry Branstad, presidente da World Food Prize Foundation. “Esperamos que esta aula inaugural do TAP sirva como base para uma rede crescente de pioneiros em sistemas alimentares.”

Um verdadeiro inovador em sistemas alimentares baseados em arroz

O pesquisador Bas Bouman é um engenheiro agrícola e agroecologista com mais de 35 anos de experiência trabalhando na Ásia, América Latina e Europa. Ele é um especialista reconhecido internacionalmente em desenvolvimento agrícola sustentável e segurança alimentar, com expertise específica em gestão de água e arroz.

Ele ocupou cargos em vários órgãos internacionais de consultoria e governança, incluindo o Conselho do CGIAR, a Plataforma do Arroz Sustentável, a Avaliação Abrangente de Água e Alimentos, e é membro da prestigiosa Royal Holland Society of Sciences and Humanities. De 2012 a 2022, Bas foi o Diretor do Programa de Pesquisa do CGIAR sobre Arroz, também conhecido como Global Rice Science Partnership (GRiSP). Com um valor anual de cerca de 100 M $US, o GRiSP elaborou estratégias e alinhou a agenda de pesquisa de arroz para o desenvolvimento de uma parceria global de mais de 900 parceiros em todo o mundo dos setores governamental, não governamental, público, privado e da sociedade civil.

Bouman é atualmente o Diretor de Pesquisa e Chefe do Departamento de Impacto Sustentável por meio de Sistemas Baseados em Arroz no IRRI. O Departamento, com cerca de 200 funcionários, é uma divisão de pesquisa multidisciplinar que abrange os campos de agronomia, ciências do solo e da água, manejo de ervas daninhas e pragas, mudanças climáticas (adaptação e mitigação), sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto, agricultura digital, mecanização e pós-colheita, previsão e avaliação de impacto, pesquisa de gênero e trabalho em políticas, mercados, consumidores e nutrição e cadeias de valor.

Juntando-se a Bouman na lista está o ex-cientista do IRRI e chefe de Ciências Sociais, Samarendu Mohanty. A lista TAP de 2024 está prevista para crescer e se expandir anualmente em uma rede global de cientistas que trabalharão juntos para facilitar a coaprendizagem e a colaboração entre sistemas alimentares. Eles também serão apresentados no Borlaug Dialogue de 2024 em Des Moines, Iowa, de 29 a 31 de outubro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter