BASF participa de Congresso sobre Arroz Irrigado

Empresa divulgará solução para o manejo e controle do arroz vermelho e outras importantes plantas daninhas que infestam as lavouras orizícolas .

A safra 2010/11 de arroz irrigado no Brasil foi marcada por um recorde de produção, alcançando 13,7 milhões de toneladas. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul figuram como os responsáveis por aproximadamente 75% desse volume.

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com pesquisadores e influenciadores da cultura, a BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do país e forte parceira da cadeia produtiva de arroz, apresentará suas soluções para a cultura na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que será realizado entre os dias 09 e 12 de agosto, em Balneário Camboriú (SC). O destaque da empresa fica por conta dos herbicidas Kifix® e Only®, e do Sistema de Produção Clearfield®, que auxiliam no melhor controle do arroz vermelho, uma das principais plantas infestantes que afetam os arrozais. Além do amplo espectro de controle para outras importantes plantas daninhas que infestam as lavouras orizícolas, estes produtos apresentam flexibilidade na aplicação com efeito pré e pós-emergente das plantas infestantes. Tudo isso, ajuda a gerar maior produtividade e retorno de investimento para os agricultores.

O Congresso é realizado bianualmente, na forma de rodízio, e conduzido pelas principais instituições da região Sul do País, dentre elas a Epagri, um dos importantes órgãos de pesquisa agrícola do Estado de Santa Catarina, responsável por pesquisas para o cultivo do arroz irrigado. “Este é o principal evento da cultura no Brasil, pois nele ocorrem reuniões sobre as necessidades técnicas, tecnológicas, ambientais e de mercado”, destaca Andreas Schultz, gerente de marketing para Arroz e Trigo da BASF.

Como a produção foi recorde na última safra, houve excesso de produto no mercado, o que fez com que o preço sofresse depreciação, sendo comercializado com o menor valor dos últimos cinco anos. Dessa forma, a rentabilidade do orizicultor caiu bruscamente, embora já esteja reagindo. “O importante neste momento é aproveitarmos a ocasião para discutirmos e traçarmos, junto à cadeia produtiva, estratégias de escoamento de futuros excedentes para o exterior, via exportação. Nós, da BASF, colaboramos nesse cenário oferecendo soluções que agreguem valor ao produto final do orizicultor”, conclui Schultz.

A BASF apresentará ainda outros produtos para o manejo de arroz irrigado como os herbicidas Basagran® 600, Aura® 200 e o fungicida Brio®. O Brio®, por sua vez, oferece proteção às plantas conduzidas no sistema do arroz irrigado contra as principais doenças fúngicas, sendo composto por uma mistura de fungicidas à base de triazol e estrobilurina. Com dois mecanismos de ação diferentes, auxilia no manejo e prevenção de resistência, de fungos a fungicidas.

Sobre o evento

Em sua 7ª edição, o Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, tem como objetivo promover a integração de todos os setores envolvidos com a tecnologia de produção, beneficiamento, comercialização e consumo de arroz. O evento tem caráter internacional, e conta com a participação de palestrantes de instituições de vários países, que trazem informações técnicas, científicas e estudos de casos relevantes para a cadeia produtiva do arroz.

Serviço
7º Congresso Brasileiro de Arroz irrigado
Local: Infinity Bleu Resort & Spa
Endereço: Estrada da Rainha, 800 – Praia dos Amores. Balneário Camboriú (SC)
Data: De 09 a 12 de agosto
Horário: das 8h às 18h.
Site: http://www.cbai2011.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter