BB prorroga custeios de safras anteriores
A medida é válida a partir de hoje, nas agências do BB, e beneficia os arrozeiros gaúchos, que terão acesso facilitado às verbas para a próxima safra. Conforme o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, haverá uma diminuição da oferta no mercado, já que os orizicultores estavam pressionados a vender seu produto para pagar as parcelas de custeio.
O Banco do Brasil anunciou a prorrogação automática dos débitos de custeio das últimas três safras. A medida é válida a partir de hoje, nas agências do BB, e beneficia os arrozeiros gaúchos, que terão acesso facilitado às verbas para a próxima safra. Conforme o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, haverá uma diminuição da oferta no mercado, já que os orizicultores estavam pressionados a vender seu produto para pagar as parcelas de custeio.
A novidade é que a prorrogação independe da análise caso a caso, como acontecia anteriormente. Foram prorrogados os débitos da safra 2003/04, 2004/05 e 2005/06. Segundo o Banco do Brasil, devem ser liberados R$ 16 bilhões em custeio para a safra 2007/08. A pauta de reivindicações dos produtores gaúchos foi entregue ao superintendente de Varejo do BB, Ary Joel de Abreu, pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado.
– A decisão da superintendência do Banco do Brasil ratifica a intenção da instituição de ser parceira no crescimento do agronegócio do Estado. Essa atitude demonstra a confiança da instituição no nosso produtor e na vontade de continuarmos crescendo e de fazer da próxima uma safra ainda maior – observou Machado.


