BRS A701 CL: a novidade da Embrapa

 BRS A701 CL:  a novidade da Embrapa

Variedade foi testada em todas as regiões gaúchas

Cultivar é resistente a herbicida para controle
do arroz vermelho
.

 A lavoura de arroz ganhou mais uma ferramenta para auxiliar no controle do arroz vermelho: a cultivar BRS A701 CL, desenvolvida pela Embrapa, que é resistente a herbicidas do grupo das imidazolinonas. A variedade foi desenvolvida em parceria com a multinacional Basf, que detém os direitos sobre a tecnologia Clearfield. Trata-se de uma cultivar de segunda geração, ou seja, tolerante ao herbicida Kifix.

O arroz vermelho é a planta daninha que mais causa danos à lavoura de arroz do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde está 80% da produção nacional do grão, por conta das reduções de produtividade e qualidade do produto final, da dificuldade de controle, da extensão e do alto grau de infestação. A presença da invasora gera aumento dos custos de produção e reduz o valor das terras infestadas.

No Rio Grande do Sul, o uso comercial desta tecnologia iniciou na safra 2003/04, tendo a partir de então um crescimento rápido devido à eficiência de controle de arroz vermelho. Observa-se atualmente uma maior oferta de cultivares pelas instituições de pesquisa e a evolução constante da tecnologia de manejo proporcionando maior segurança e rentabilidade do sistema. Estima-se em mais de 70% a área cultivada com variedades CL no Rio Grande do Sul.

A BRS A701 CL será apresentada na 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, em Cachoeirinha (RS). Segundo o pesquisador Ariano Martins de Magalhães Júnior, da área de melhoramento genético da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), a BRS A701 CL foi desenvolvida utilizando gene que confere resistência a herbicidas da classe das imidazolinonas, identificado na própria espécie Oryza sativa, não havendo necessidade de “importação” de genes de outras espécies para a composição do genoma da nova cultivar.

Os testes de campo foram iniciados na safra 2010/11 e em 27/10/2015 o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu o registro nº 34460 para cultivo no Rio Grande do Sul. “Ela foi desenvolvida por retrocruzamento com o objetivo de combinar as boas características agronômicas da BRS 7Taim com a resistência ao herbicida de largo espectro Kifix (imazapir + imazapique), do grupo das imidazolinonas, característica esta encontrada na cultivar Cypress CL”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter