Cadeia produtiva do arroz será debatida em dia de campo no sábado em Sorriso

Na ocasião, deverá ser apresentada a nova cultivar de arroz de terras altas da Embrapa.

No próximo sábado, a Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Arroz (Sindarroz) e Secretaria Municipal de Agricultura, vai promover um dia de campo sobre a cadeia produtiva do arroz no Norte de Mato Grosso. O pesquisador Flávio Jesus Wruck, destacou que pela primeira vez, estarão unidos quatro segmentos, pesquisadores, indústria, produtores rurais e sementeiros, para debater o cultivo, comercialização, dificuldades, mercados e outras questões relativas à cultura.

O evento, será das 08 às 12:30h, na fazenda Brilhante, voltado a orizicultores de toda a região. Na ocasião, deverá ser apresentada a nova cultivar de arroz de terras altas da Embrapa. Os agricultores de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí podem contar a partir da safra 2007/08 com a BRS Sertaneja. Devido a sua qualidade de grãos, o lançamento rivaliza com a variedade BRS Primavera, considerada pelo mercado como padrão de excelência.

Os grãos da nova cultivar são classificados como arroz longo-fino. Após 60 dias de colhido, o produto pode ser beneficiado, comercializado e levado à panela que os grãos apresentam cozimento plenamente soltos. O diferencial consiste exatamente no seguinte no rendimento industrial de grãos inteiros, entre 60% e 70%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter