Câmara propõe VEP do arroz
O assunto deve ser apresentado amanhã aos orizicultores, durante a Abertura Oficial do Plantio do Arroz, em Cachoeirinha, na Abertura do Plantio da Safra de Arroz.
A Câmara Setorial Nacional do Arroz vai sugerir ao governo federal a adoção de dois mecanismos para escoamento do produto do RS para Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Conforme o presidente da câmara, Francisco Schardong, será proposta subvenção de Valor de Escoamento do Produto (VEP) e repasse dos contratos de opção para que as indústrias de fora do Estado adquiram o produto dos arrozeiros gaúchos. O assunto deve ser apresentado amanhã aos orizicultores, durante a Abertura Oficial do Plantio do Arroz, em Cachoeirinha. O assunto será levado ao governo na segunda-feira.
O vice-presidente de Mercados da Federarroz, Marco Aurélio Tavares, explicou que a proposta deve-se à escassez de grão em casca. As medidas ainda evitariam que o governo adquirisse mais arroz pois, conforme o dirigente, os estoques públicos estão altos. Tavares lembrou que grande parte dos contratos de opção vencem em outubro. Schardong informou que foi criado grupo de trabalho para analisar mudanças na classificação de tipos do produto.