Caminho de sucesso

 Caminho de sucesso

RiceTec apresenta fórmula
para agregar produtividade
e qualidade às lavouras
.

 Com a proximidade da colheita, o produtor de arroz esperar retirar da sua lavoura não só uma grande produtividade, mas também grãos de qualidade, que lhe garantirão uma melhor rentabilidade. O conceito de qualidade de grãos de arroz é abrangente, pois reúne atributos físicos, químicos e culinários. As características físicas são compostas por parâmetros como renda e rendimento de grãos inteiros, grãos quebrados e defeitos físicos, como grãos gessados, picados e manchados, entre outros. Entre as características químicas se destacam como parâmetros importantes a temperatura de gelatinização e o teor de amilose, itens que influenciam diretamente na qualidade culinária.

O consumidor é bastante exigente quando se trata de qualidade culinária, pois a preferência está em grãos muito soltos, com tempo curto de cozimento e que não “empapem” na panela. O grão de arroz ideal para a maioria das indústrias brasileiras é aquele que contenha renda e rendimento de grãos inteiros altos, baixo teor de defeitos, temperatura de gelatinização baixa e alto teor de amilose. No entanto, reunir todas essas características em uma cultivar não é tarefa fácil, como destaca a analista de qualidade da RiceTec Marilia Rosler Vinhas. “Muitas vezes são necessários vários anos de pesquisa para desenvolver uma cultivar que encontre a aliança entre quantidade e qualidade”.

Em relação ao mercado brasileiro de arroz, grande parte está voltada para as marcas premium, compostas por grãos de alta qualidade que agregam valor ao produto e atendem a demanda do consumidor. “O problema é que na maioria dos casos essas cultivares não são tão produtivas, o que desagrada o produtor de arroz devido aos altos custos de produção”, lembra a especialista em sementes.

Conceitos modernos de produção exigem uma forte aliança entre quantidade e qualidade. Para atender essas demandas, as empresas de sementes visam desenvolver os materiais adequados para cada mercado. Nesse contexto, a RiceTec, especializada no desenvolvimento e comercialização de sementes de arroz, vem investindo permanentemente em pesquisa para oferecer ao produtor, além de uma maior produtividade, maior rendimento de grãos inteiros, menores defeitos e alta qualidade culinária. “Temos um programa global de pesquisa que conta com grandes especialistas que fazem da RiceTec uma empresa referência em novas tecnologias que sejam duradouras e de valor aos agricultores e à cadeia arrozeira no mundo”, afirma o engenheiro agrônomo e diretor-presidente da RiceTec para o Mercosul, Ricardo Blohm Bendzius.

COMBINAÇÃO ÚNICA
A fórmula encontrada pela RiceTec para oferecer um produto com alta tecnologia que agregue produtividade e qualidade está na combinação exclusiva de sementes de genética única que unem o rendimento do Inov CL com a sanidade do Titan CL, a flexibilidade do Lexus CL e a plasticidade do XP113 e XP115. “Cada produtor possui suas necessidades específicas, sendo assim, oferecemos os benefícios de nossos produtos para que cada produtor de arroz encontre a sua fórmula. Além do alto potencial produtivo, nossos produtos agregam maior tolerância a doenças, principalmente à brusone, além de possuir ciclo precoce e maior qualidade de grãos”, revela o diretor de marketing da RiceTec Leandro Pasqualli.

15K, o horizonte ao alcance da lavoura
Aliada do produtor na busca de uma lavoura sustentável, a RiceTec lançou o Projeto 15K, uma iniciativa que tem como meta incentivar e orientar o rizicultor a atingir 15 mil quilos de produtividade por hectare, quase o dobro da última média da safra gaúcha, que ficou em cerca de 7,7 mil quilos por hectare conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Já na primeira fase do projeto 15K, na safra 2015/16, que teve como principal produto o Titan CL, a produtividade atingida foi de 13,71 mil quilos por hectare na região de São Gabriel.

Através do uso de novas e exclusivas genéticas desenvolvidas na estação experimental que a RiceTec construiu em Santa Maria, a iniciativa ousada da multinacional é sustentada na implementação de melhores práticas de manejo da cultura para alcançar altos rendimentos e plena aceitação por parte da indústria, produtores e consumidores, como destaca Pasqualli. “O objetivo do Projeto 15K é de máxima performance de nossos produtos através da implementação das melhores práticas de manejo específicas, atingindo assim avanços de produtividade, qualidade e rentabilidade”, afirma.

O Titan CL, principal estrela do Projeto 15K, e outros produtos que compõem a Fórmula RiceTec serão apresentados durante a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que se realizará de 16 a 18 de fevereiro em Cachoeirinha (RS). Na lavoura experimental, que ficará ao lado do estande da empresa, será possível conferir as características e benefícios da Fórmula RiceTec.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter