Captação poderá ser suspensa no Rio Gravataí
Como o nível da água já está abaixo de 1 metro, 113 arrozeiros fazem a captação em sistema de rodízio. A suspensão, temporária, ocorrerá quando o nível chegar a 50 cm.
A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Gravataí alertou que a captação de água no Rio Gravataí poderá ser suspensa. A medida, conforme o diretor-presidente, Paulo Müller, será inevitável, principalmente se não chover na região até amanhã. Como o nível da água já está abaixo de 1 metro, 113 arrozeiros fazem a captação em sistema de rodízio. A suspensão, temporária, ocorrerá quando o nível chegar a 50 cm.
Para o presidente da Federarroz, Valter José P’tter, a sistemática adotada para fiscalizar e garantir o nível da bacias deve ser respeitada.
– As lavouras estão na fase final de irrigação e suportam a suspensão. Não é o ideal, mas o prejuízo é muito menor do que a falta total de água para abastecer a cidade.
A fiscalização é permanente, garante o biólogo da Fepam, Jackson Müller. No Rio dos Sinos, a ação realizada no último mês sobre os 25 arrozeiros que captam água na parte alta do rio resultou em apenas uma autuação. Segundo Müller, os demais produtores atenderam às orientações interrompendo o bombeamento de água nos momentos críticos do rio.
Nos próximos dias, deve ser instituido um grupo de trabalho, coordenado pela Sema, para monitorar e ampliar a fiscalização sobre o uso irregular da água.