Chuva beneficia lavouras de arroz no Rio Grande do Sul
Acumulado pode chegar a 80mm no norte gaúcho, prevê a Climatempo.
Nos próximos dias Até o começo da primavera, em 22 de setembro, as pancadas de chuva devem ocorrer com boa regularidade no Rio Grande do Sul. A passagem de sucessivas frentes frias pela região favorece a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas. Até a próxima sexta-feira, o total acumulado pode chegar a 80 mm no norte gaúcho. Nas demais localidades do Estado, o volume de chuva varia entre 10 e 40 mm.
Segundo a Climatempo Meteorologia, entre os dias 12 e 16 de setembro, chove até 40 mm na região da Campanha, o que é benéfico para armazenamento de água nas barragens que servem de irrigação para as lavouras de arroz na região. Do dia 17 ao dia 22, a chuva é generalizada, porém menos volumosa. O acumulado fica entre 10 e 30 mm na maior parte das áreas.
Para a cultura do milho, que está em fase inicial de germinação, a regularidade da precipitação é bastante favorável, uma vez que o potencial hídrico do solo fica elevado. A cultura de trigo está em fase de floração e, por enquanto, não há risco para as plantas. No entanto, em época de El Niño, a chuva é mais freqüente e volumosa, e isso pode interferir negativamente na qualidade e na produtividade das lavouras.