Chuva na região da Campanha garante água para irrigação
Conforme o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Dom Pedrito, Eloy Cordero, a chuva foi suficiente para recuperar os mananciais e permitir a irrigação da área plantada com arroz.
Voltou a chover com maior intensidade na região da Campanha durante essa semana. Conforme o agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Dom Pedrito, Eloy Cordero, a chuva foi suficiente para recuperar os mananciais e permitir a irrigação da área plantada com arroz.
O último levantamento para a região, divulgado em dezembro, registrou o final do plantio em 122 mil hectares. A falta de água foi o principal motivo para a redução de cerca de 30% na área. Os dados do Irga nessa semana confirmam que choveu 30 milímetros (mm) em Dom Pedrito, 13 mm em Bagé, 40mm em Rosário do Sul e 15 mm em São Vicente do Sul.
Cordero enfatiza que 90% das lavouras de arroz da região estão na fase de desenvolvimento vegetativo final e 10% já evoluíram para o florescimento.
– Além de melhorar a condição da lavoura orizícola, as chuvas ajudaram outras culturas, como a soja – afirmou o agrônomo.
Em todo o Estado, foram plantados 917 mil hectares de arroz na safra 2006/07, segundo dados do Irga ainda não consolidados. Nos próximos dias a Autarquia deve divulgar novo levantamento com os números finais do plantio.