Chuva, rajadas de vento e queda da temperatura na segunda metade da semana

Entre quarta (1º) e quinta-feira (2), a passagem de uma frente fria traz chuva irregular e rajadas de vento entre 30 e 40 quilômetros por hora..

Os últimos sete dias foram caracterizados por pouca chuva, algo que ajudou na manutenção da colheita do arroz no Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados variaram entre 5 e 15 milímetros no Centro e Noroeste do Estado. Além disso, a semana registrou temperatura máxima acima da média e mínima dentro do normal para esta época do ano. 

A previsão é para tempo seco até meados da semana. Entre quarta (1º) e quinta-feira (2), a passagem de uma frente fria traz chuva irregular e rajadas de vento entre 30 e 40 quilômetros por hora. A precipitação será mais intensa no Oeste e Norte do Estado, com acumulados entre 40 e 80mm. Já no Centro, Leste e Sul do RS, o acumulado será bem mais baixo, inferior aos 10mm. 

Após a passagem da frente fria, a temperatura entra em declínio pelo avanço de uma massa de ar de origem polar. Boa parte do interior registrará mínima entre 9°C e 12°C no próximo fim de semana. Na semana que vem, a chuva retornará ao Estado, porém mais uma vez será mal distribuída, com maiores acumulados no Norte do Estado.

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

A passagem de uma frente fria traz chuva forte, mas com curta duração à Fronteira Oeste entre quarta (1º) e quinta-feira (2). Estimam-se pouco mais de 30mm. A precipitação vem acompanhada de rajadas de vento em torno dos 30km/h. A temperatura mínima declina de 20°C na quarta para apenas 12°C nas primeiras horas de sexta-feira (3). Próxima chuva prevista a partir da terça-feira (7) da semana que vem.

Campanha

Pancada isolada de chuva nesta segunda-feira (30) e na próxima quinta-feira (2). Tratam-se de duas frentes frias que somadas não levam 5mm à Campanha. A temperatura oscila pela passagem dos sistemas. Calor de 30°C nesta segunda, máxima de 25°C na terça (31). Posteriormente, com a entrada da massa de ar frio do segundo sistema frontal, a temperatura mínima promete cair de 18°C na quarta-feira (1º) para 11°C na madrugada de sexta-feira (3). As rajadas de vento do quadrante sul chegam aos 35km/h ao longo da quinta-feira (2). Próxima chuva com baixo acumulado prevista para 7 de abril, terça-feira da semana que vem.

Central

Tempo seco e temperatura elevada até a quarta-feira (1º) na Região Central do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (2), a passagem de uma frente fria causa chuva com baixo acumulado e rajadas de vento de até 30km/h. A temperatura mínima declina de 18°C na quarta para apenas 11°C nas primeiras horas de sexta-feira (3). Próxima chuva prevista a partir da terça-feira (7) da semana que vem.

Planície Costeira Interna

Pancada isolada de chuva nesta terça (31) e entre a quinta (2) e a sexta-feira (3). Tratam-se de duas frentes frias que somadas não levam 10mm à Planície Costeira Interna. A temperatura oscila pela passagem dos sistemas. Calor de 30°C nesta segunda (30), máxima de 23°C na terça (31). Posteriormente, com a entrada da massa de ar frio do segundo sistema frontal, a temperatura mínima promete cair de 19°C quarta-feira (1º) para 14°C no fim de semana. As rajadas de vento do quadrante sul chegam aos 40km/h ao longo da quinta-feira (2). Próxima chuva com baixo acumulado prevista para 7 de abril, terça-feira da semana que vem.

Planície Costeira Externa

Tempo seco e temperatura elevada até a quarta-feira (1º) na Planície Costeira Externa do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (2), a passagem de uma frente fria causa chuva com baixo acumulado e rajadas de vento de até 40km/h. A temperatura mínima declina de 22°C na quarta para 15°C nas primeiras horas de sexta-feira (3). Próxima chuva prevista a partir da terça-feira (7) da semana que vem.

Zona Sul

Mais nuvens que chuva sobre a Zona Sul nesta semana, mesmo com a passagem de duas frentes frias. Os sistemas serão notados pela variação na temperatura. Máxima de 30°C nesta segunda (30) e de 23°C na terça-feira (31). Já na quarta-feira (1º), a mínima alcança 18°C, mas posteriormente declina para 13°C na sexta-feira (3) pela chegada de uma massa de ar de origem polar. Atenção aos ventos fortes com rajadas em torno dos 35km/h na quinta-feira (2). Na terça-feira (7) da próxima semana, há previsão de chuva fraca. A estiagem ainda está longe do fim no Extremo Sul do Rio Grande do Sul. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter