Chuva retorna ao RS, mas em volumes considerados baixos
Os volumes que estão sendo esperados deverão ser baixos, mas suficientes para permitir que os níveis de água dos reservatórios se mantenham adequados à irrigação.
Boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), informa que o tempo mais firme destas últimas semanas permitiu que os produtores fossem a campo e avançassem com a semeadura do arroz, que na sexta-feira (dia 18) atingiu 82,7% da área prevista. Além do plantio, as condições se mantiveram favoráveis também à realização dos tratos culturais. Porém, para estes próximos 10 dias há previsões de chuvas, mas apenas na forma de pancadas, o que irá permitir que as condições se mantenham favoráveis para a finalização total do plantio.
Os volumes que estão sendo esperados deverão ser baixos, mas suficientes para permitir que os níveis de água dos reservatórios se mantenham adequados à irrigação. Não sendo, portanto, observada nenhuma grande anomalia que possa comprometer ainda mais a produtividade das lavouras. Os próximos 45 dias, no entanto, deverão ser com chuvas abaixo da média sobre as regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul, uma vez que as frentes frias estarão mais concentradas nas regiões central e norte do Brasil.