Chuvas devem paralisar colheita até quinta-feira no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

A perspectiva é que, apesar dessa pequena quebra em algumas lavouras, a safra de arroz no Sul do Brasil seja muito boa esse ano.

Para essa semana, uma nova área de instabilidade esta se formando, onde já provoca chuvas na maior parte das áreas produtoras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e com isso, os trabalhos de colheita e demais trabalhos de campo estão paralisados e deverão permanecer assim até quinta-feira (04), quando o tempo volta a abrir nessas regiões.

Além da chuva intensa que deverá ocorrer, há também a previsão para queda de granizo, o que poderá ocasionar perdas bem pontuais. As temperaturas não deverão cair como na semana passada. Assim, não há riscos de novas perdas por baixas temperaturas.

A colheita do arroz no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina segue transcorrendo sem maiores problemas. Apenas as chuvas do inicio da semana passada atrapalharam esses trabalhos, mas mesmo assim a colheita chega aos 45% no Estado gaúcho e a 48% em Santa Catarina, onde a média nos índices de produtividade em ambos os Estados estão acima dos 7,5 mil kg/ha.

Contudo, é fato que as baixas temperaturas ocorridas em alguns períodos do verão, devido às baixas taxas de luminosidade provocadas pelo excesso de dias chuvosos, reduziram o potencial produtivo de algumas lavouras, nas quais começam a aparecer agora, uma vez que são essas lavouras que estão sendo colhidas. As taxas médias de produtividade dessas lavouras estão abaixo dos 7,2 mil kg/ha, mas isso não deverá influenciar negativamente a produção total desses Estados.

As chuvas também estão proporcionando que os níveis dos reservatórios e demais mananciais se mantenham bons, permitindo que as condições se  mantenham favoráveis ao desenvolvimento, já que 23% das lavouras ainda se encontram nas fases de enchimento dos grãos e florescimento. Assim a perspectiva é que, apesar dessa pequena quebra em algumas lavouras, a safra de arroz no Sul do Brasil seja muito boa esse ano.

 

1 Comentário

  • Em que percentual esta a colheita geral no estado?

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter