Chuvas ficarão próximas ao padrão histórico até fevereiro
Boletim prevê persistência do El Niño nos próximos meses.
As chuvas nas principais regiões de produção agrícola do Brasil de dezembro a fevereiro de 2005 ficarão próximas à média histórica para o período, segundo um boletim conjunto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). De acordo com os dados, as temperaturas durante o período nestas áreas Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil devem variar de normal a acima da média.
Pode-se dizer que há tendência de chuvas acima do normal para dezembro de 2004 e dentro da normalidade para janeiro e fevereiro de 2005 no Sul do Brasil , informou o boletim.
No norte do país, as chuvas devem variar de normal a ligeiramente acima da média. No Nordeste, a previsão é de precipitações próximas à média no litoral da Bahia, mas com menor intensidade no interior da região. No Nordeste, a expectativa é de temperaturas ligeiramente acima da média e, no Norte, dentro do padrão histórico.
Segundo o boletim, vários centros internacionais de meteorologia prevêem a persistência do “El Niño” nos próximos meses.
A intensidade deste fenômeno, que causa fortes chuvas e eleva as temperaturas, ainda não está definida. Mas é provável que ele não seja tão forte quanto o de 1997/98, o mais intenso do século.
As chuvas só devem voltar ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira. Chove apenas 4mm em Camaquã, Pelotas e São Lourenço do Sul. Santa Vitória do Palmar deve registrar precipitações médias inferiores a 9mm.
Mas, no domingo, dia dois de janeiro de 2005, as chuvas voltam com intensidade moderada. Estão previstos 16mm de precipitações em Uruguaiana e Osório e 20mm em Itaqui.
Na segunda-feira (03/01) deve chover 14mm em São Borja, 28 mm em Dom Pedrito e 40mm em Rosário do Sul. Chove ainda 33mm em Restinga Seca, 27mm em Cachoeira do Sul e 17mm em Rio Pardo. Na Zona Sul e na Planície Costeira Interna à Lagoa dos Patos a média fica em 17mm. Ainda na segunda-feira as precipitações acumularão média de 20mm em Santo Antônio da Patrulha e Osório.