Chuvas retornam ao RS nesta terça-feira
Após mais um dia de muito calor nesta segunda-feira, quando a temperatura atingiu 32 graus em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul voltará a registrar chuva em todas as regiões a partir de terça-feira..
Segundo a Metsul Meteorologia, o ar mais frio que avançará pela Argentina e pelo o Uruguai encontrará o ar quente que está cobrindo o Sul do Brasil – o que vai determinar a formação de uma frente fria sobre o território gaúcho. A previsão é de que o dia comece com tempo bom e abafado, mas no decorrer do período a nebulosidade aumenta e a precipitação retorna.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) divulgou ontem um aviso de que há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora, especialmente na divisa com Uruguai.
Como o ar frio que acompanha a frente fria é de fraca intensidade, o sistema frontal permanecerá quase estacionário sobre o Rio Grande do Sul, explicam os meteorologistas da empresa MetSul Meteorologia. Por isso, a instabilidade deve permanecer amanhã, com temperaturas mais amenas na Região Sul do Estado e mais elevadas na Norte.
Os dados indicam a possibilidade de chuva forte do centro para o sul do Estado na primeira metade do dia. Há possibilidade que a chuva continue, em períodos intercalados, pelo menos até sexta-feira – quando haverá a entrada de uma nova massa de ar polar e a temperatura entrará novamente em declínio.
O diretor da Metsul, Eugenio Hackbart, afirma que o fenômeno El Niño, que já está em andamento no Oceano Pacífico, deve trazer chuvas intensas para o Rio Grande do Sul, principalmente para o próximo ano. Ele ressalta que historicamente períodos de excessiva precipitação tendem a ocorrer nas estações de transição – outono e primavera – o que poderia se verificar, sobretudo entre abril e junho de 2007.