Chuvas voltam a alcançar todo o RS

 Chuvas voltam a alcançar todo o RS

Chuvas voltarão ao estado (Foto: Divulgação)

(Por Emater/RS) Os próximos dias novamente terão chuva de volumes elevados em diversas regiões do Estado. Na quinta-feira (16), a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo firme e as temperaturas amenas na maioria das regiões, somente no Norte há possibilidade de pancadas de chuva no decorrer do dia. Na sexta (17), a propagação de uma área de baixa pressão favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva na maior parte do RS, com possibilidade de temporais isolados na metade Norte e na faixa Leste.

No sábado (18) e domingo (19), tempo permanecerá firme, com grande variação de nuvens e temperaturas elevadas. Entre a segunda (20) e terça-feira (21), a atuação de uma área de baixa pressão e de uma frente fria uma nova frente fria provocarão pancadas de chuva e trovoadas, com chance de temporais isolados na maioria das regiões. Na quarta-feira (22), o ingresso de uma massa de ar seco e frio afastará a nebulosidade e provocará ligeiro declínio da temperatura.

Os totais esperados oscilarão entre 20 e 40 mm na maioria das localidades da metade Sul. No restante do Estado, os volumes previstos deverão oscilar entre 45 e 65 mm, e poderão alcançar 80 mm na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra.

Condições meteorológicas da semana 

A última semana teve elevados volumes de chuva no RS. Entre a quinta-feira (09) e o domingo (12), a presença de uma massa de ar seco manteve o tempo firme, com nebulosidade variável e temperaturas amenas. Na segunda (13) e terça-feira (14), a propagação uma frente fria favoreceu a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas, com registro de temporais isolados e altos volumes acumulados em diversas localidades.

Na quarta (15), o ingresso de ar seco e frio afastou a nebulosidade e provocou ligeiro declínio das temperaturas. Foram registrados altos volumes de precipitação na maioria das regiões. Somente na Fronteira Oeste os valores acumulados forma inferiores a 10 mm, enquanto nas demais regiões os totais oscilaram entre 50 e 80 mm. Na Zona Sul os volumes forma mais elevados e superaram 100. Os totais mais expressivos coletados na rede de estações INMET/SEAPDR ocorreram em Getúlio Vargas (73 mm), Santa Vitória do Palmar (75 mm), Barra do Ribeiro (79 mm), Lagoa Vermelha (82 mm), Pinheiro Machado (94 mm), Encruzilhada do Sul (98 mm), São Sepé (111 mm), Jaguarão (114 mm) e Canguçu (137 mm).

A temperatura máxima foi observada em 13/09 em São Luiz Gonzaga (35°C) e a mínima ocorreu em Quaraí (2,4°C) em 15/09.
Observação: totais de chuva registrados até as 10 horas do dia 15/09/2021.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Receba nossa newsletter