Clima favorece colheitas gaúcha e catarinense de arroz

Segundo mapas de previsão, os próximos dias continuarão sendo de poucas chuvas
n.

Como a semana foi marcada por poucas chuvas, os trabalhos de colheita continuam em ritmo acelerado, já ultrapassando os 60% de toda a área destinada à cultura no Estado de Santa Catarina. E com o andar da colheita, as produtividades observadas continuam ligeiramente superiores a média histórica, apesar da quebra ocorrida com o excesso de chuvas ocorridas no mês de novembro e a estiagem logo em seguida.

Segundo os mapas de previsão, os próximos dias continuarão sendo de poucas chuvas, o que favorecerá os trabalhos de colheita. No entanto, essa seca poderá afetar as lavouras ainda em fase de maturação, já que o percentual de lavouras nessa fase é de 25%.

A última semana também foi de pouquíssimas chuvas no Rio Grande do Sul, favorecendo com isso o andamento da colheita, que até o último dia 27 já tinha atingido os 65%. E, com o andar da colheita, as produtividades observadas continuam abaixo da média histórica, devido à quebra na produtividade provocada pela seca ocorrida entre os meses de dezembro a janeiro.

Segundo os mapas de previsão, os próximos dias continuarão sendo de poucas chuvas, o que favorecerá os trabalhos de colheita e será prejudicial às lavouras ainda em fase de maturação, já que o percentual de lavouras nessa fase é de 20%.

As informações são do Boletim Semanal da Somar Meteorologia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter