Codesul cria centro climatológico
Objetivo é prevenir perdas de safra provocadas por intempéries, como aconteceu no último verão. Firmaram o acordo representantes de RS, SC, PR e MS .
Os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul estão criando a Câmara Codesul de Mudanças Climáticas para prevenir perdas de safra com intempéries, como ocorreu no último verão. A intenção foi firmada ontem, na Expointer, durante a abertura do seminário Perspectivas Climáticas e a Safra Agrícola 2005/2006, promovido pelas secretarias de Agricultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
O governador Germano Rigotto esteve presente na solenidade de abertura, e fez questão de ressaltar a importância da criação de uma central de informações como esta nos estados em que a economia é fortemente baseada no setor agropecuário.
– No momento em que o agronegócio sofre os efeitos da estiagem, encontros como este são importantes para determinar o que se pode fazer tanto em termos de prevenção quanto de preparação dos produtores.
A Câmara servirá para mapear o comportamento do clima nos quatro estados e também as zonas mais propícias a sofrer com as intempéries.
– O Rio Grande do Sul teve uma quebra de 70% nas última safra de grãos – lembrou Rigotto, ressaltando os benefício da troca de informações entre as regiões, que são geograficamente semelhantes.
Segundo o secretário da Agricultura, Odacir Klein, a câmara permanente do Codesul será uma importante ferramenta para monitorar a situação nos estados.
O vice-governador e secretário de Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, na condição de presidente da Comissão Permanente de Agricultura do Codesul, conduzirá os debates sobre a criação da câmara técnica específica.
A questão do clima nunca precisou ser tão discutida como agora. Precisamos da sabedoria dos técnicos para prevenir perdas tão volumosas como as que o Rio Grande do Sul teve na última safra – destacou.