Com dissertação de mestrado sobre arroz, assessor do Irga recebe nota máxima
O tema foi a Análise de políticas públicas para o desenvolvimento da orizicultura do Rio Grande do Sul no âmbito do Mercosul e concedeu à Camilo Oliveira o título de mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS.
O assessor da diretoria comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Camilo Oliveira, recebeu nota máxima na defesa de sua dissertação de mestrado nesta terça-feira (10). ).
A banca de avaliação contou com os professores Hélio Henkin e Augusto Alvim, ambos da UFRGS e Osmar Tomaz de Souza da PUCRS, todos especialistas no assunto economia, com trabalhos publicados na área de arroz. A dissertação teve como o objetivo desenvolver um modelo analítico capaz de simular um mercado em competição perfeita, possibilitando verificar a influência de determinadas políticas públicas adotadas para o mercado orizícola no âmbito do Mercosul.
– Como resultados para a orizicultura gaúcha o estudo identificou que as simulações em que foram impostas quotas à importação de arroz, obediência à legislação tributária vigente e igualdade em todo o território brasileiro da alíquota de ICMS em 7%, apresentaram maiores rentabilidades aos produtores gaúchos. Enquanto isso, as simulações que tornou nula a alíquota de ICMS em todo o Brasil, liberalizou a aquisição de insumos agrícolas, máquinas e equipamentos em todo o Mercosul e manteve o cenário atual de mercado constante, ou seja, com guerra fiscal, apresentaram os menores preços para os consumidores de arroz no Rio Grande do Sul (OLIVEIRA,2007).
O orientador da dissertação de mestrado foi o professor Dr. Valter José Stülp, da PUCRS.