Com safra maior, Fávaro prevê queda nos preços do arroz até o meio do ano

 Com safra maior, Fávaro prevê queda nos preços do arroz até o meio do ano

Foto: Divulgação

(Por Rafael Walendorff, Globo Rural) O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira (17/01) que o preço do arroz aos consumidores vai cair a partir de maio deste ano, quando começará a ser colhida a safra do cereal, principalmente no Rio Grande do Sul.

Fávaro disse que o preço do arroz aumentou porque houve redução de área plantada nos últimos anos em função da falta de incentivo para essa cadeia.

“Os produtores começaram a plantar soja nessas áreas, foi desestimulando. Começou a faltar arroz e preço subiu. Mas vamos ver o reflexo ali na frente. O plantio de arroz cresceu 7% para a safra nova e queremos incentivar mais”, disse em entrevista a uma rádio de Mato Grosso.

“A Conab está reajustando o preço mínimo para ser mais atrativo plantar arroz”, completou. A expectativa de colheita está em torno de 10,8 milhões de toneladas, alta de 7,2% em relação à temporada passada.

Fávaro citou a intenção de estimular as exportações, para garantir preços e mercados ao produtor nacional. “Vamos estimular muito, para o Brasil ser grande produtor de novo e para que preço não fique alto. Em meados de maio de 2024, quando começar colheita, o preço vai cair”, indicou.

Na entrevista, Fávaro também rebateu críticas do setor produtivo em relação ao tratamento dado pelo governo federal, e em especial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao agronegócio.

2 Comentários

  • Colheita em maio acho q novamente o Globo rural errou depois eu sou impertinente nos meus comentários arroz colhido em maio e só casca.

  • Safra Rio grande do Sul cairá 1,5% menos que safra anterior, sendo que safra passada
    ouve queda de 7% assim teremos uma queda novamente entorno de 8,5% menor segundo analista de mercado Carlos cogo.
    GOVERNO MENTIROSO!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter