Começa o VI Congresso Brasileiro de Economia Orizícola

O congresso reúne participantes de vários estados brasileiros e nove países (Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Estados Unidos e Filipinas).

Começou hoje à noite, em Porto Alegre, o VI Congresso Brasileiro de Economia Orizícola. O evento é uma promoção do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e visa discutir todos os cenários da orizicultura.

A abertura dos trabalhos foi acompanhada por aproximadamente 1,2 mil integrantes da cadeia produtiva. A primeira palestra foi do representante do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI – Filipinas), Mahabub Hossain, que abordou o mercado internacional do arroz a longo prazo.

O presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, lembrou que na época da última edição do congresso, há 23 anos, o Rio Grande do Sul era responsável por 20% da produção de arroz do Brasil. “Hoje produzimos 50%. Só esse dado já justificaria a necessidade da reedição do congresso. Precisamos debater a cadeia produtiva e o futuro da lavoura do arroz”, frisou Pery.

O representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), José Tubino, disse que o arroz merece destaque por ser cultivado em 113 países e se constituir no alimento básico de mais da metade da população mundial.

O secretário da Agricultura, Odacir Klein, representando o governador Germano Rigotto, salientou que “não se pode mais pensar em produção orizícola, sem levar em conta o contexto do Mercosul e da América Latina”. Junto com o VI Congresso Brasileiro de Economia Orizícola acontecerá o I Congresso Latino-americano de Economia Orizícola.

Até o final da tarde desta sexta-feira, quando serão encerradas as atividades, serão desenvolvidas palestras e debates focados em pelo menos 30 temas diferentes sobre a cultura e comercialização do arroz.

O congresso reúne participantes de vários estados brasileiros e nove países (Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Paraguai, Venezuela, Estados Unidos e Filipinas). O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, enviou uma mensagem gravada em vídeo saudando os participantes. “Esse evento é muito oportuno. Ocorre exatamente quando o Brasil ganha a dimensão de país exportador. Agora temos condições de concorrer com os nossos vizinhos do Mercosul”, dizia a mensagem do ministro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter