Começa plantio da safra de arroz em Santa Catarina
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri de Nova Veneza, Donato Lucietti, os rizicultores do município foram os primeiros do Extremo Sul Catarinense a plantar.
Embora a época de plantio de arroz recomendada pela Epagri seja entre o dia 15 de outubro e 15 de novembro, alguns rizicultores catarinenses anteciparam o processo de produção. É o caso dos agricultores de Nova Veneza João Dalmolin e Clivanir Benedet, que começaram a plantar no final de agosto.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri de Nova Veneza, Donato Lucietti, os rizicultores do município foram os primeiros do Extremo Sul Catarinense a plantar
– Cerca de 5% da área destinada ao plantio, equivalente a 350 hectares, já foram plantados – afirma Lucietti.
Segundo ele, as comunidades de São Bonifácio, Linha Minerva e Araçá, de Nova Veneza e Morro do Bodoque, de Meleiro, plantaram precocemente para garantir irrigação à lavoura.
– As cinco comunidades fazem parte da bacia do Rio do Braço, que tem pouco volume de água. Como a região perde pouca água por infiltração, os agricultores adiantaram o processo de produção para ter as canchas cheias durante a safra. Mas a época não é muito adequada para o plantio. Embora se tenha plantado mais cedo, pode-se colher mais tarde, uma vez que o frio é inviável para o desenvolvimento das mudas – diz.
Menos de 1% no Vale
Nos municípios do Vale do Araranguá a área ainda é insignificante. O engenheiro agrônomo da Epagri de Araranguá, Marcos José Rosso, acredita que nem 1% da área esteja plantada.
– O frio aliado à escassez de água vai retardar um pouco o plantio. Na metade do próximo mês é que o trabalho deve se intensificar na região.
Dono de 14 hectares de arroz na comunidade de Sanga do Café, em Forquilhinha, o agricultor Alcides Savi, 57 anos, já fez o manejo das canchas. No entanto, ele vai dar início ao plantio somente na primeira quinzena de outubro.
– O tempo está muito incerto. Estamos quase na primavera, mas ainda faz frio de inverno. Vou esperar esquentar um pouco para começar a plantar. Tenho que evitar o prejuízo – diz.
Os irmãos Valmir Alexandre, 38 anos, e Valcionir, 27, de Forquilhinha, começaram a plantar arroz na última sexta-feira. Na tarde de quarta-feira já estavam com 30 hectares assentados. Outros 30, devem ser plantados até o dia 10 de outubro.
O engenheiro agrônomo presidente da Associação Catarinense de Produtores de Arroz (Acapsa) de Turvo, Edson Canella, explica que o arroz plantado no mês de setembro alcança seu período reprodutivo de novembro a dezembro, época em que há maior incidência de luz e calor, ocasionando maior produtividade.
– Se o arroz for plantado em agosto, no período reprodutivo a temperatura não estará adequada, podendo prejudicar o desenvolvimento – diz.]
 
                               
                                                   
 
                      
                      
                     
