Comércio mundial diminui 4,5%
Autoria: Tiago Sarmento Barata.
No segundo bimestre deste ano, o comércio mundial de arroz teve um desaque-cimento em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o USDA. O volume de arroz comercializado entre março e abril deste ano foi de 50.812 toneladas, 4,5% inferior ao volume comercializado no mesmo período do ano passado. Segundo o informativo InterArroz, esta redução se deve ao aumento da produção dos principais países importadores.
A Tailândia, principal player mundial, vem diminuindo as suas exportações pelo segundo ano consecutivo em função dos baixos estoques de passagem. A forte intervenção do Governo vem mantendo os preços do arroz tailandês elevados, porém especula-se, segundo o USDA, que o país volte ao mercado nos próximos dias, trazendo uma pressão baixista nos preços internacionais. Enquanto isso, segundo o portal Arroz.com, o arroz vietnamita vem apresentando desvalorização no mercado internacional, em função principalmente do crescimento da oferta com a chegada da safra.
Com os preços registrando pequenas quedas, os Estados Unidos vêm aumentando significativamente a sua participação no mercado internacional. No segundo bimestre deste ano foram exportadas aproximadamente 700 mil toneladas a mais do que no mesmo período do ano passado. Sem dúvida, a desvalorização do dólar vem contribuindo para esse compor-tamento.
Mestre em Agronegócios
Analista setorial/Projeto Arroz Brasileiro
A participação dos países membros do Mercosul no comércio mundial de arroz caracterizou-se de forma bem distinta no último ano. Nos meses de março e abril de 2005, o Uruguai teve uma redução das suas exportações de 7% (108 mil toneladas) em relação ao mesmo período de 2004, enquanto a Argentina aumentou a sua participação no mercado externo em aproximadamente 300 mil toneladas. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA), o Brasil, principal destino do arroz desses países, importou 260 mil toneladas a menos no segundo bimestre de 2005, quando comparado com o segundo bimestre de 2004. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil importou, nos quatro primeiros meses deste ano, 25.375 mil toneladas de arroz em casca e 172.720 mil toneladas de arroz com algum processamento, sendo 80% deste volume proveniente de países membros do Mercosul.
O USDA projeta para a safra 2005/2006 uma produção mundial de arroz de 410,3 milhões de toneladas (base beneficiado), um volume 2% maior do que deve ser produzido até o final da safra 2004/2005, em função, principalmente, de um esperado aumento de área plantada. Estima-se que Índia, China, Bangladesh e Tailândia serão os maiores responsáveis por este aumento de produção. Em relação ao consumo global, projeta-se um volume de 416,6 milhões de toneladas, o que resultará num estoque final de aproximadamente 68,5 milhões de toneladas, mantendo a sua seqüência de redução.
PARA SABER MAIS
InterArroz: http://www.arroz.agr.br/site/interarroz
Oryza RiceIndustry Portal: http://www.oryza.com
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos: http://www.usda.gov