Como conservar arroz: aprenda a aumentar a durabilidade da melhor forma
(Por Beatriz Ojeda) Segundo Fernanda Paúl, em publicação de 20 de março de 2021, do BBC, ao nível mundial, se desperdiçam, aproximadamente, 931 milhões de toneladas de alimentos do mundo. Além do problema social, esta questão também acarreta questões ambientais e de descarte. Assim sendo, hoje, você aprenderá como conservar arroz.
Sem importar se você quer saber como conservar arroz cru ou cozido, aqui trazemos dicas para manter a durabilidade do seu alimento. Assim, permitindo proteger a sua economia e também evitar que você contribua com este índice.
Como conservar arroz cru
Se você abriu a embalagem de arroz e quer evitar o surgimento de insetos ou umidade, é necessário que pense como conservar este alimento. Embora muitas pessoas optem por algum tipo de fecho manual, essa nem sempre é a alternativa mais infalível. Portanto, nossa recomendação é que invista em potes de fechamento hermético. Além de serem extremamente eficientes, protegendo a comida de agentes externos, estes também proporcionam um visual bonito e elegante para sua cozinha.
Além da vedação adequada, é fundamental que evite que o recipiente entre em contato com luz solar. Já que, este tipo de questão, também prejudica a conservação e das propriedades do alimento. Então, sempre se preocupe com os locais adequados para manter o seu arroz da melhor forma possível, além de ficar de olho na validade.
Como guardar arroz cozido
Por último, se o que você deseja saber é, como conservar este alimento cozido, isso também é importante para evitar o desperdiço. Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.
Contudo, é fundamental ressaltar que para que as propriedades e durabilidade se mantenham, após a preparação, é importante colocá-los em recipientes adequados. Além disso, é fundamental que para responder como conservar arroz, você aguarde até que fique completamente frio à temperatura ambiente, antes de levá-lo até a geladeira. Quando nos precipitamos neste passo, o resultado é perda de nutrientes e de sabor.