Comportamento misto nos preços dos grandes exportadores

 Comportamento misto nos preços dos grandes exportadores

Safra vietnamita valorizada

Preços subiram no Vietnã, caíram na Tailândia e mantiveram-se estáveis na Índia.

As cotações do arroz nos grandes exportadores da Ásia foram marcadas por alta no Vietnã, queda na Tailândia e estabilidade na Índia durante esta semana. Os preços de exportação do arroz vietnamita subiram com a perspectiva de um novo pedido das Filipinas, enquanto a demanda mais fraca derrubou as taxas da variedade tailandesa pela sétima semana consecutiva.

Os preços do arroz com 5% de quebrados, RI-VNBKN5-P1, do Vietnã subiram para $ 485- $ 490 por tonelada contra $ 470 da semana passada. “Os preços domésticos do arroz subiram recentemente, pois os traders estão comprando em antecipação a um movimento do governo das Filipinas para comprar 300.000 toneladas em breve”, disse um agente de Ho Chi Minh.

A demanda mais fraca manteve as negociações relativamente baixas esta semana, disse outro trader. As exportações de arroz do país em setembro caíram 36,4% em relação ao mês anterior, para 385.429 toneladas, mostraram dados do governo. No período de janeiro a setembro, caiu 1,4%, comparativamente ao ano passado, 4,99 milhões de toneladas.

Os preços da Tailândia para o arroz 5% quebrados, RI-THBKN5-P1, caíram pela sétima semana consecutiva para $ 445- $ 480 a tonelada de $ 470- $ 475 na semana passada. Agentes de mercado em Bangkok atribuíram a queda a um período sustentado de baixa demanda, enquanto esperavam que a nova oferta no final do mês pesasse ainda mais sobre o mercado.

As referências da variedade parboilizada 5%, RI-INBKN5-P1, da Índia, principal exportador mundial, permaneceram inalteradas em US $ 376- $ 382 por tonelada, mesmo com fortes chuvas no sul atingindo a safra já pronta para colher, o que trouxe preocupação à cadeia de negócios.

“Em muitos distritos o arroz foi danificado. Isso deve atrasar a colheita em algumas semanas e diminuir a produção”, disse um exportador em Kakinada, estado de Andhra Pradesh, no Sul.
Fortes chuvas também prejudicaram arrozais no vizinho Bangladesh, mas é cedo para saber a extensão exata das perdas de safra no país, onde os preços continuam subindo.(Com Reuters)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter